A Verdade Sobre a Ferrovia no Brasil

 A Verdade Sobre a Ferrovia no Brasil

Já sabemos que o trem, bastante indicado para um país continental, é mais econômico e menos poluente que outros modais de transporte. Um só trem á capaz de puxar 30 mil toneladas de carga. Em todo o mundo, com exceção dos Estados Unidos, o transporte ferroviário opera no sistema público/privado. A rede americana é de 224.792 km, a chinesa 86.000 km, a argentina 36.000 km. A extensão projetada para o Brasil em 2023 é de 52.000 km. A implantação de uma ferrovia, do início à operação, leva de 5 a 6 anos.

Nós somos bons em movimentação de produtos por ferrovia, dos quais o minério é o carro- chefe. Minério de ferro e carvão mineral constituem76% de toda a carga transportada no Brasil. O agronegócio movimenta 11%. Vinte e cinco por cento de toda a carga transportada no país é por ferrovia. Se quisermos ser a sexta economia do mundo, temos que ampliar a malha ferroviária, compondo-a com outros modais de transporte tais como as hidrovias. Todas as atualizações possíveis na malha, nas locomotivas e nos vagões já foram feitas. No momento, 3045 locomotivas estão em operação em todo o território nacional no transporte de carga e na combinação carga/passageiros.

Já temos em operação 3 ferrovias de classe internacional. A Ferrovia do Aço já está em operação na sua primeira fase e é produtiva. A Norte/Sul já opera no Maranhão transportando soja e minério. A expectativa é que alcance São Paulo ainda este ano e o sul do Brasil até 2025. Existem duas fábricas de locomotivas no estado de Minas Gerais com capacidade para produzir 140 unidades por ano. O projeto da Ferrovia Leste/Oeste, que transportará a soja do centro-oeste para ser exportada pelo porto de Ilhéus, está atrasado em dois anos. O local do porto é motivo de controvérsias e ainda não foi definido.

Em fase de planejamento, o trem-bala para a ligação rápida entre o Rio e São Paulo. A estimativa de custo varia de R$32 a R$50 bilhões. Os técnicos do governo estão analisando 3 ou 4 sistemas já implantados em outros países para decidir qual melhor se adapta ao nosso país. Se devemos empregar esse montante de recursos no projeto, no atual estágio da nossa economia, é tema para um grande debate nacional.

O Brasil possuía 37.000 km de ferrovias em 1959. Daí prafrente, os governos optaram pelo transporte rodoviário sobre pneus por razões imediatistas. A economia brasileira tem que buscar a eliminação dos gargalos que contribuem para o chamado custo Brasil. A burocracia tem que ser simplificada e os licenciamentos de meio-ambiente e os processos de indenização dinamizados. Só assim poderemos ser a sexta economia do mundo.

Francisco Nery Júnior

1 Comment

  • Parabéns pelo texto, querido irmão!! Um grande abraço pra vc e toda a equipe do PANotícias.

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