Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Deputado Paulo Rangel lamenta falecimento do Bispo Dom José Rodrigues
É com profundo pesar que o deputado estadual Paulo Rangel – PT lamenta o falecimento, aos 86 anos, do Bispo Emérito de Juazeiro, Dom José Rodrigues de Souza, ocorrido neste último domingo (09), em Goiânia – GO.
Dom José Rodrigues nasceu no município de Paraíba do Sul – RJ, em 1926. Aos 12 anos, ingressou no Seminário Santo Afonso, em Aparecida – SP. Professou como membro da Congregação do Santíssimo Redentor, em 1946, e fez a preparação para o ministério presbiteral em Tietê – SP, onde foi ordenado em 1950.
Houve tempo também para os estudos: fez especialização em Catequese e Pastoral, na Bélgica. Foi Superior Vice-Provincial de Brasília (hoje, Província de Goiás) por quatro anos. Em 1974, foi nomeado pelo papa Paulo VI como bispo de Juazeiro – BA.
Ao chegar em Juazeiro, entrou na defesa dos atingidos pela construção da usina hidrelétrica de Sobradinho.
Também prestou especial atenção às pastorais sociais em sua diocese. Preocupado com a formação dos agentes pastorais e a comunicação, foi pioneiro ao criar um Setor Diocesano da Comunicação Audiovisual, com uma biblioteca com 45 mil volumes.
Dom José Rodrigues atuou por longos anos na equipe de missões itinerantes dos redentoristas de Juazeiro. O líder católico deixará saudades e ensinamentos expressivos, pela sua atuação em defesa dos menos favorecidos.
Seu lema episcopal, “Enviou-me a evangelizar os pobres”, define o seu propósito de vida como religioso e pastor de nossa Igreja, também conhecido como Bispo dos Oprimidos do vale São Francisco.
O corpo de Dom José Rodrigues foi sepultado em Juazeiro, cidade em que viveu por muitos anos dedicando-se à causa dos pobres e oprimidos, na última terça-feira (11).
12 de setembro de 2012
Deputado Estadual Paulo Rangel
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO DEPUTADO PAULO RANGEL
RENATA MACHADO GUIMARÃES – DRT BA 2616