Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
PT indica Aníbal Diniz para vaga deixada por Marta na vice-presidência do Senado
O senador Aníbal Diniz (PT-AC) será o primeiro vice-presidente do Senado, em substituição a Marta Suplicy, convidada para comandar o Ministério da Cultura.Ele é o indicado pela bancada do PT, partido que tem, pelo critério da proporcionalidade, o direito a ocupar o cargo.
De acordo com o líder do partido, Walter Pinheiro (BA), não houve disputa. A escolha foi tomada por consenso dos 13 senadores petistas. “Apesar do pouco tempo de mandato, ele [Aníbal] tem todas as condições de assumir o cargo”, disse o líder, que enviará ofício à Mesa do Senado com a indicação. A expectativa é de que a escolha de Aníbal Diniz seja confirmada ainda hoje em votação nominal no Plenário.
Walter Pinheiro frisou que o PT sempre respeitou a regra que garante ao partido de maior bancada a Presidência do Senado, ficando a primeira vice-presidência para a segunda maior bancada. Ainda assim, ressaltou, fez questão de comunicar os demais líderes partidários sobre a escolha.
Aníbal Diniz ocupará o cargo somente até fevereiro de 2013, quando termina o mandato da atual Comissão Diretora. Eleito como suplente do governador do Acre, o ex-senador Tião Viana, Aníbal Diniz, disse sentir um misto de ‘alegria e frio na barriga’. “É uma alegria pelo reconhecimento do trabalho e [sinto] certa tensão pela responsabilidade de substituir uma senadora como Marta Suplicy”, disse.
Graduado em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e atuante no jornalismo do Acre desde 1984, Aníbal Diniz foi secretário de estado de Comunicação de 1999 a 2006 nos dois governos de Jorge Viana e de 2007 a 2010 no governo Binho Marques. Assumiu o mandato de senador quando o então senador Tião Viana renunciou ao cargo após ter sido eleito governador do Acre em 2010.
Fonte: Agência Senado
Assessoria de Comunicação do Senador Walter Pinheiro (PT-BA)