PAPO LEGAL – Para a oposição: 2 + 2 não são quatro! Por Fábio Almeida.

 PAPO LEGAL – Para a oposição: 2 + 2 não são quatro! Por Fábio Almeida.

A semana passada os eleitores de Paulo Afonso foram surpreendidos com a retirada da candidatura do Vereador Gilson Fernandes (Partido Social Brasileiro-PSB) à Prefeitura deste município. Esta notícia trouxe à tona algumas realidades que foram reveladas sobre o panorama eleitoral, do pleito à disputa majoritária local.

Bem, a primeira conclusão a que qualquer um pode chegar, é que a candidata Sônia Caires (Partido Comunista do Brasil-PC do B), de fato, estava mais bem colocada que o candidato do PSB. Talvez, por isso ele não tenha aceitado o desafio da candidata, em fazer uma pesquisa antes do registro da candidatura, para não ser, obrigatoriamente, o vice de Sônia Caires. Mais cedo ou mais tarde, sua rejeição acabou sendo revelada.

Com certeza Gilson se arrependeu e muito em sair candidato, pois agora nem é candidato a vice, nem a vereador, o que o levará a sair do cargo político, ao menos durante os próximos quatro anos.

E o que dizer de Marquinhos do Hospital? Este não acrescentou em nada a campanha de Gilson, por ser considerado um dos pontos negativos da chapa majoritária. Foi ele que rompeu com o Democratas- DEM, por ser infiel ao partido, quando exercia a suplência do mandato do Vereador Petrônio Nogueira, levando-o a perder a cadeira na Câmara Municipal.

Terceiro, a retirada da candidatura de Gilson Fernandes também retrata a fragilidade do Partido Progressista-PP, dirigidos na região pelos Negromontes. Os Deputados, Federal Mário e Estadual Mário Júnior, ficaram sem opções para lançar um nome próprio e tiveram que engolir Gilson Fernandes (PSB), obrigando seus correligionários a ter que aceitá-lo. Mas a relutância foi tamanha, que gerou um racha no partido, levando muitos filiados e até candidatos a vereador, a apoiar veladamente Sônia Caires (PC do B).

No fim, não deu outra, o PP ficou sem opção própria, agora sem candidato e se viu obrigado a se render ao aliado de outrora, Raimundo Caires. Jamais vi tanta incoerência. Em 2004, o PP dos Negromontes apoiou Raimundo Caires, depois rompeu com o governo durante a trágica gestão do ex-prefeito, quando passaram a criticá-lo duramente, mas agora marcham juntos para uma derrota que parece verossímil.

Quarto, para a surpresa de todos, o candidato Silvio Pero (Partido Social Democrata Cristão-PSDC), na última pesquisa eleitoral ficou em terceiro lugar, demonstrando que a rejeição de Gilson Fernandes (PSB) e do PP é muito grande.

Outra análise que deve ser feita, é a adesão dos eleitores do PP e PSB a candidatura de Sônia Caires-PC do B. Ouvi de alguns eleitores do PP, que residem na zona rural, que não iriam votar na mulher do candidato ficha suja, referindo-se a Sônia Caires.

Este sentimento reflete que o fato de Gilson ter retirado a candidatura e declarar apoio a candidata Sônia Caires não redunda em soma de votos. O eleitor, principalmente aquele ético e fiel aos seus princípios, está cada vez mais atento a manobras espúrias e eleitoreiras, e certamente não aceitará essa união.

O atual quadro eleitoral se apresenta mais favorável ao candidato a reeleição Anilton Bastos (Partido Democrático Trabalhista-PDT) e ao contrário do que a oposição imaginou, a união em torno de Sônia Caires irá dividir os votos de Gilson Fernandes, fazendo aumentar a vantagem de Anilton Bastos sobre seus opositores.

Este pleito caminha para a maior diferença de votos de todos os tempos, entre o candidato eleito e o segundo colocado.

Fábio Almeida é Advogado

Advogado

5 Comments

  • Na verdade, Gilson Fernandes foi apoiado para esta candidatura pelo ex-ministro Mário Negromonte em troca de alguns cargos na APA/CHESF, pelo fato de ser irmão do Presidente da CHESF.
    Diante da perspectiva do fracasso nas urnas, quando as pesquisas indicavam apenas 1% das intenções de voto, retirou sua candidatura e assinou o seu atestado de óbito para a política de Paulo Afonso.
    Quanto ao ex-ministro Mário Negromonte que no passado pediu a cassação do então prefeito Raimundo Caires sob a denúncia de corrupção, ao apoiar a candidata Sônia Caires, demonstra que escolheu o lado que lhe parece mais familiar, pois, recentemente foi exonerado do Ministério das Cidades sob fortes acusações de corrupção.
    Todavia, o povo paulafonsino não aceita manipulações eleitoreiras e decretará uma derrota acachapante para o sr. Mário Negromente e seu grupo político em 07 de outubro.

  • Quanta competencia e conhecimento da situação política do município
    está expressa no presente comentário. Não poderia haver mais fidelida
    de ao momento político atual, do que este brinhante comentário. Até que
    em fim alguem escreve algo que nos ensina alguma coisa ´sem futilida
    des, ou discussões que não levam a nada. Parabens ao autor por este
    imparcial comemtário.

  • COMENTÁRIO BRILHANTE,PERTINENTE.ALIÁS,ESTA É A OPINIÃO DE TODOS OS CIDADÃOS DECENTES DO NOSSO MUNICÍPIO.ANILTON NELES.KKKKKKK

  • Pois então, a ética e a sabedoria reinando sobre os comentários acima, há muito não se tinha visto em nossos comentários palavras tão verdadeiras e soberanas, gostaria de tb parabenizar o advogado Fabio Almeida por sua excelencia e sabedoria, pois já não moro mais em PA mais fico atenta a tudo que acontece no cenário pulitico, nunca vi tantos politiqueiros juntos, desde já enfatizo que… Anilton Bastos vencerá com uma diferença muito grande, pois imagine a junção de MARIO E RAIMUNDO,a sociedade não se engana mais nem se vende, são de palavras verdadeiras que a população gosta de ouvir. Beijos e abraços a todos…..

  • Parabens ao colega que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmen
    te,más, já lí todos os seus comentários postados tanto no PAN, como no
    Bob Charles. São comentários deste tipo, que gostariamos ler t odos os dias, mas, infelizmente, temos que nos contentar com algumas ” tolices” e “bobagens” escritas até por entendidos em determinados assuntos.
    Porém, quando tratam de política, prevalece sempre, a parcialidade e a bajulação.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *