Processos Ecológicos de Descarte Colaborativos – PEDC

 Processos Ecológicos de Descarte Colaborativos – PEDC

Não que seja uma nova invenção, mas tenho realizados estudos e pequenas pesquisas neste sentido, de como poderíamos mitigar certos impactos e descarte aleatórios de produtos na natureza.

Já vimos por aí, diversas embalagens nos bueiros, calçadas, praças, ruas e vielas, que poderiam ter destino certo e/ou reciclagem correta.

Mas por falta de uma política mais agressiva, ou quem sabe um modelo de educação ambiental de forma mais consistente, jogamos o que consumimos de forma desordenada nas ruas ou esquecemos de dar um destino correto no descarte final.

Mas, a indústria também deveria contribuir e tem parcela de culpa nesse processo.

Há produtos que por suacapilaridade e teor deveria ter uma atenção especial, já temos isso com o descarte de baterias.

Mas não temos parceiros que poderiam colaborar na hora de recolher certos produtos que são altamente tóxicos e que poluem rios, solo, flora e fauna.

Vi uma situação de uma grande empresa concessionária de água do Estado de Pernambuco que tem como premissa a proteção ao meio ambiente, e por isso mesmoa organização tem coletores em todos os seus pólos de atuação no Estado para recolhimento de resíduos de forma compartilhada, ou seja, a empresa tem na preservação ao meio ambiente de forma colaborativa, proporcionando aos seus clientes essa demanda, onde os coletores estão a disposição no momento que necessitarem para realizar o descarte de forma responsável e correta.

Nesses locais, estão preparados coletores para descarte de pilhas, bateriase outros produtos impossíveis de recolher de forma tradicional, evitando assim o descarte nas ruas e outros locais de acesso ao público, gerando assim um passivo difícil de resolver.

Nasce um novo processo ambientalmente correto e lucrativo também, pois irá gerar novas demandas na forma de descarte colaborativo com as empresas e com as pessoas envolvidas no processo.

Por Silvano Wanderley Ferreira

vanoferreira@hotmail.com

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *