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Aeroporto privatizações. Por Ivonildo Lavôr
Aeroportos regionais devem seguir o caminho da privatização experiência bem-sucedida da privatização ao aeroporto Costa do Sol, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, poderia ser o caminho para viabilizar aeroportos regionais do Ceará, entre eles o de Aracati, em fase de conclusão da obra, e o de Gijoca de Jericoacoara, ainda na etapa de projeto. Os dois empreendimentos são projetos do Governo do Ceará.
O terminal aéreo de Cabo Frio é administrado com lucro pela iniciativa privada há algum tempo, conforme mostrou reportagem do O Globo. Começou com o foco no turismo, mas teve que se reposicionar no mercado em função da sazonalidade que tem o segmento de viagens. Hoje atua em três frentes – cargas, passageiros e apoio offshore para o petróleo.
O Costa do Sol tem o perfil do aeroporto de Aracati. O terminal cearense também pode operar com cargas internacionais, atuar para a Petrobrás com operações de helicópteros e se voltar para a atividade turística da região. Hoje, a maior rentabilidade do aeroporto de Cabo Frio é carga e frete.
Já o aeroporto de Gijoca de Jericoacoara, além do turismo, terá também como foco o transporte de frutas da Ibiapaba. Somente centrado no segmento de viagens de lazer, a aeroporto Costa do Sol, em Cabo Frio, não terá a condição de viabilizar economicamente o empreendimento.
O governo cearense ainda não se posicionou em relação à forma de administração que quer para os novos aeroportos. Principalmente para o de Aracati, com inauguração próxima de decolar. Se optar por uma gestão própria terá que se mostrar muito eficaz, até porque governo nunca demonstrou competência nesse tipo de ofício.
Essa é nossa opinião.
Março de 2012
De: Ivonildo Lavôr
e-mail: editor@ivonildolavor.com
Telefone: (75) 3282-0502
4 Comments
Os aeroportos regionais trazem bastantes gastos para a UNIÃO, visto que há dificuldade do Governo em fazer auditorias nos mesmos, como: combustíveis nos automóveis , o número de contingentes de pessoas sem necessidade, altos salários e regalias para funcionários com cargo de confiança etc.
Uma outra dificuldade dos órgãos públicos é a fiscalização com as empresas que atuam em aeroportos, por exemplo, em um certo Aeroporto das Américas existia uma lanchonete que sonegava impostos, pois a mesma fazia negócios diretamente com o gerente de operações daquele aeroporto na época , tanto é verdade que o caso foi parar no Fórum da cidade por interdição judicial.
Seria bom se Presidenta Dilma privatizasse logo o AEROPORTO DE PAULO AFONSO .
Somente tenho três coisas a dizer. Privatizar, privatizar e privatizar. Aí, vai funcionar de fato, beneficiando toda a coletividade.