Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Pacto com Municípios está alinhado ao Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), na quinta-feira (8), no Palácio do Planalto, em Brasília, evidencia o alinhamento da Bahia à política do governo federal, por meio do Pacto com Municípios, que tem o mesmo objetivo – promover a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. O projeto é realizado, desde 2011, em regime de colaboração entre o Governo do Estado e municípios baianos.
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressalta que “alfabetizar as crianças na idade certa é fundamental para evitar a evasão e repetência e garantir aos nossos estudantes o sucesso do percurso escolar”. Informa ainda que “329 municípios participam do Pacto com Municípios, “que tem como foco alfabetizar, com letramento, as nossas crianças até os oito anos”. No total, o Pacto chega a 11.101 escolas, atendendo a 288.365 estudantes.
A Secretaria da Educação garante a formação dos professores alfabetizadores do Pacto com Municípios, se responsabilizando pelos custos de hospedagem e de alimentação, o acompanhamento e a avaliação do programa, além da publicação e distribuição de materiais pedagógicos para estudantes e professores na fase de alfabetização de escolas da rede estadual e municipal.
Os municípios, por sua vez, assumem a participação dos professores nas atividades de formação, a oferta de reforço escolar e a montagem dos cantinhos de leitura, com o apoio da secretaria, que também vai garantir a distribuição de livros de literatura infantil.
O Pnaic
Em Brasília, a cerimônia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, de governadores, prefeitos, parlamentares e dirigentes ligados à educação. O Pnaic é um compromisso já firmado entre governo federal, governos estaduais e do Distrito Federal e prefeituras para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Foi registrada a adesão de todas as secretarias estaduais de educação e de 5.270 municípios.Secom