Bahia sedia Fórum Nacional Eólico pela primeira vez

 Bahia sedia Fórum Nacional Eólico pela primeira vez

A Bahia foi escolhida para sediar a quarta edição do Fórum Nacional Eólico (FNE) – Carta dos Ventos, principal encontro político-econômico da indústria eólica. O estado foi selecionado por ser o maior polo brasileiro de investimentos em energia eólica, com mais de 10% do potencial nacional.

O fórum será aberto nesta segunda-feira (12), às 14h, no Fiesta Hotel & Convention Center, em Salvador, com a presença do secretário da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), James Correia, e da presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica), Élbia Melo, e prossegue até terça-feira (13). O governador Jaques Wagner participa, às 17h de segunda-feira, de uma reunião com representantes do setor.

Nesta edição terão destaque temas como: desempenho dos parques, infraestrutura, cadeia de fornecimento de produtos e serviços, ambientes de comercialização da energia gerada e os casos de sucesso de desenvolvimento local resultante da implantação de parques eólicos.

Produzida em 2009, a carta dos Ventos será atualizada pela primeira vez durante o Fórum. A carta com as diretrizes foi assinada entre a área governamental (federal e dos Estados), o setor eólico e a industrial nacional. Este ano, serão firmados novamente os compromissos dentro de dez proposições que representem o interesse entre a indústria, os governos e os consumidores.

Além dos parques de geração de energia espalhados pelo sertão, onde se localiza grande parte do potencial do estado, a Bahia está prestes a se tornar o principal polo nacional na fabricação de componentes. Hoje, a Bahia tem 57 projetos de energia eólica previstos para instalação e é o segundo estado, no Brasil, em potência contratada nos leilões de energia eólica. Secom

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *