Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Secretária municipal de Educação presta contas do seu trabalho em entrevista
Em entrevista a Radio Bahia Nordeste, na tarde da segunda-feira (12), a professora Selma Carvalho respondeu aos questionamentos do radialista Fábio Salvador, no Programa Ronda, e fez um balanço dos quatro anos de sua gestão frente à Secretaria Municipal de Educação, uma das pastas mais importantes do Executivo Municipal.
A Secretária destacou que a aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola foi um dos focos centrais do seu trabalho nestes quatro anos, ressaltando o Projeto de Reforço Escolar e o Projeto Esporte Educar, ambos em contraturno. Enfatizou o crescimento consecutivo dos indicadores do IDEB no município, que, nos Anos Iniciais, passou de 3,3, em 2007, índice encontrado na gestão anterior, e alcançou 3,8 em 2011. Nos Anos Finais, saltou de 2,9, em 2007, na gestão anterior, para 3,3 em 2011, superando, neste último, a meta prevista pelo MEC. A secretária acrescentou que esse índice é uma responsabilidade de todos, pois implica o fluxo, que é a aprovação dos alunos, do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, enquanto que a consolidação dos resultados acontece na Prova Brasil, avaliação externa, que é a proficiência, realizada nas turmas de 5º e 9º anos. Lembrou a conquista histórica do Plano de Remuneração, Cargos e Salários e o Estatuto do Magistério aprovados em sua gestão, enfatizando que os vencimentos dos professores tiveram ganhos de até 123%, acrescendo-se vantagens nessas valorizações. O Piso Salarial Nacional é rigorosamente cumprido desde o primeiro dia da gestão do prefeito Anilton Bastos.
Durante a entrevista, a professora Selma Carvalho agradeceu aos professores, funcionários, a sua equipe de trabalho, e solicitou mais empenho das famílias para que a aprendizagem dos estudantes seja cada vez mais consistente. Mencionou as reformas, ampliações e construção de escolas e quadras poliesportivas, formação continuada dos educadores, os kits, fardamentos, tênis, mochilas e squeezes recebidos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino. Enfatizou sobre a redução da carga horária, onde poucos municípios e estados fizeram essa “lição de casa”, enquanto Paulo Afonso foi referência nacional para o MEC; concessão de licenças-prêmios e mudanças de nível dos professores numa proposta de valorização da classe, enumerando diversas outras ações realizadas. Abordou também a questão financeira, falando sobre a transparência nos gastos e lembrando que a Secretaria Municipal de
Educação tem se destacado em suas ações que priorizam a formação cidadã e um ensino de qualidade para todos os munícipes. Respondeu também sobre o sucesso de alunos da Rede Municipal nas Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática, que ultrapassou as fronteiras estaduais e obteve destaque nacional.
Após mais de duas horas de entrevista, numa verdadeira prestação de contas do seu magno trabalho, a Secretária concluiu: “Todas as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação e demais secretarias do governo municipal foram aprovadas pela população de Paulo Afonso, no dia 07 de outubro, onde o nosso gestor, Anilton Bastos, venceu a disputa eleitoral em todas as urnas do município”. Ascom