Deputados participam de seminário do PSDB com prefeitos eleitos e destacam troca de experiências

 Deputados participam de seminário do PSDB com prefeitos eleitos e destacam troca de experiências

O PSDB e o Instituto Teotônio Vilela (ITV) promoveram na segunda-feira (3) o seminário “Faça um bom mandato: informações e reflexões para a gestão municipal”, que reuniu cerca de 500 dos 702 prefeitos eleitos pela legenda em outubro. Os deputados tucanos marcaram presença e ressaltaram a importância do encontro. Na avaliação dos parlamentares, o evento representou um importante passo aos futuros governantes no caminho da boa gestão – uma marca histórica dos tucanos.

Além de deputados e senadores, estiveram no evento tucanos como Fernando Henrique Cardoso, o presidente da legenda, deputado Sérgio Guerra (PE), e o senador Aécio Neves (MG). Os tucanos destacaram que o partido está construindo uma nova agenda capaz de enfrentar os principais desafios nacionais e alertaram para os sucessivos desmandos dos governos petistas. O presidente do ITV, Tasso Jereissati, ressaltou a importância de aproximar os novos prefeitos dos principais quadros do PSDB.

Fernando Henrique define 2013 como “o ano do PSDB”

O deputado Domingos Sávio (MG) afirmou que o PSDB, além de ser o maior partido de oposição do Brasil, representa uma alternativa para o país, especialmente pelas experiências exitosas. “O papel do prefeito é fundamental na reestruturação de um novo país e o intercâmbio de experiências é importante para isso. O PSDB enfrenta as realidades que precisam ser modificadas e isso se faz prioritariamente na prefeitura. O encontro tem o objetivo de fazer com que os gestores tenham uma grande gestão e que a legenda se una ainda mais para 2014”, afirmou o tucano, ex-prefeito de Divinópolis (MG).

Presidente do PSDB-MA, o deputado Carlos Brandão (MA) destacou que a gestão dos municípios precisa gerar resultados positivos, pois servirá como vitrine para as eleições presidenciais. “Essas exposições são importantes para que os prefeitos que assumirão em janeiro tenham uma orientação não só partidária, mas de postura ética e de boa gestão, que é a marca maior do PSDB”, afirmou o parlamentar. Ao longo do dia, os participantes do evento ouviram não somente as falas das lideranças tucanas, mas também participaram de oficinas temáticas.

Para Carlos Sampaio (SP), além da importância do ponto de vista político-administrativo, o encontro permitiu que os novos prefeitos pudessem conversar com parlamentares e conhecer especialistas em gestão pública. “São administrações que tiveram êxito e os respectivos gestores vieram falar sobre isso”, lembrou.

Márcio Bittar (AC), por sua vez, lembrou a importante história de conquistas da legenda para o país. Na avaliação dele, o Brasil precisa de avanços urgentes, reformas importantes e de uma série de ações para alavancar o crescimento. Diante disso, ele afirma que a melhor alternativa é começar nos municípios uma gestão eficiente. “O PSDB precisa preparar seus prefeitos, pois eles serão uma vitrine e nós seremos medidos por eles”, disse.

Entre os temas abordados nas diversas palestras, estavam a gestão por resultados, em especial nas áreas de educação e saúde, segurança pública, finanças municipais, agenda ambiental e mobilidade urbana. Para Raimundo Gomes de Matos (CE), a metodologia adotada foi ideal, pois congregou prefeitos de todas as regiões e deu a eles a oportunidade de compartilhar e conhecer projetos de sucesso. “Os futuros gestores sairão daqui com um grande entusiasmo de ver como podem, inclusive em um momento em que a economia não cresce, dar exemplo da utilização correta dos recursos públicos”, destacou.

Os deputados Emanuel Fernandes (SP) e Paulo Abi-Ackel (MG) afirmaram que a base do partido está nos municípios. Por isso a interação promovida pelo seminário é fundamental. “Além de fazer com que todos se sintam bem acolhidos, outro objetivo é a troca de experiências. Um dos nossos pontos fortes é a qualidade da gestão, o que acaba sendo repassado em reuniões como essas”, disse Emanuel. “É um momento que o partido tem para discutir com suas bases e militância um novo projeto de Brasil”, completou o parlamentar mineiro.

(Reportagem: Djan Moreno / Foto: Alexssandro Loyola)

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *