Agrotóxicos: até quando iremos nos contaminar?

 Agrotóxicos: até quando iremos nos contaminar?

No dicionário do Aurélio a definição de agrotóxico é considerada como um defensivo agrícola que praticamente combate e faz a prevenção de pragas da lavoura através de produtos químicos.

Com o grande consumo mundial por alimentos, os agricultores tem que plantar cada vez mais, pois a demanda é maior que a oferta em alguns lugares do planeta e para tal também se faz necessário o uso de agrotóxicos no sentido de evitar pragas e consequentemente a destruição da lavoura, causando prejuízos incalculáveis ao produtor rural.

Mas segundo biólogos estudiosos no assunto, é pouco provável que estes defensivos saiam do produto na sua totalidade quando exposto á mesa do consumidor.

Há casos dos defensivos alcançarem o produto internamente, e aí está a grande celeuma causada pelo uso de agrotóxicos sem uma fiscalização ou uma alternativa no sentido de minimizar esse impacto á saúde humana.

Já há uma tendência de consumo de produtos orgânicos, alguns supermercados já vendem produtos sem agrotóxicos, oriundos de hortas ambientalmente corretas.

Basta procurar, pois assim evitaremos doenças causadas pelo defensivo agrícola, responsável hoje por doenças pulmonares e cardiovasculares em grande escala nos seres humanos.

Mas, por enquanto temos que utilizar certas práticas que podem minimizar: lavando os alimentos antes do consumo de forma correta e com cuidado aos alimentos estragados pela ação dos agrotóxicos.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2013.

Silvano Wanderley – Geógrafo e Mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *