Nordeste cresce na lista das regiões que mais criaram empregos no Brasil

 Nordeste cresce na lista das regiões que mais criaram empregos no Brasil

Pesquisa das Estatísticas do Empreendedorismo 2010 feita pelo IBGE em parceria com a ENDEAVOR aponta que região ficou em 2° lugar ocupando 19,7% do pessoal e lidera a maior média de pessoas ocupadas por unidade local. Pernambuco foi o 8° estado do ranking nacional.

A pesquisa realizada pelo IBGE com a colaboração do Instituto Empreender Endeavor Brasil analisou empresas de alto crescimento no país – aquelas com aumento médio de pessoal ocupado assalariado de pelo menos 20% ao ano, em um período de três anos, e com 10 ou mais pessoas ocupadas assalariadas no ano inicial de observação – e discorre sobre a performance destas ao longo dos anos de 2007 a 2010.

Em 2010, havia 33.320 empresas de alto crescimento, elas ocuparam 5 milhões de pessoas e pagaram R$88 bilhões em salários e outras remunerações. Destas, 32.863 eram classificadas como empresas de alto crescimento orgânico, ou seja, o aumento de pessoal ocupado foi feito através de contratações, e não por fusões ou incorporações. Essas empresas foram responsáveis por mais da metade (50,3%) dos empregos assalariados do Brasil entre 2007 e 2010, um total de 2,7 milhões de pessoas empregadas.

As cinco atividades econômicas responsáveis pelas maiores criações de ocupações foram as indústrias de transformação (568,8 mil); atividades administrativas e serviços complementares (553,7mil); construção (551,0 mil); comércio, reparação de automotores e motocicletas (420,6mil); e transporte, armazenagem e correio (204,1 mil).

Cerca de 70% das empresas de alto crescimento concentravam-se nas regiões Sudeste e Sul em 2010. O Sudeste também detinha o maior percentual de empregados (52,9%), mas o Nordeste apareceu em lugar, ocupando 19,7% do pessoal, seguido pelo Sul, com 14,9%. De acordo com a pesquisa, o Nordeste também apresentava a maior média de pessoas ocupadas por unidade local (77), seguido por Sudeste (69), Norte (64), Centro – Oeste (58) e Sul (48).

A coordenadora regional da Endeavor, Juliana Queiroga, comenta o crescimento do Nordeste na pesquisa.

“Quase todos os estados nordestinos tiveram destaque na pesquisa. Bahia, Pernambuco e Ceará tiveram uma maior geração de postos de trabalho por empresas de alto impacto. Já o Rio Grande do Norte, o Maranhão e Sergipe tiveram destaque dentre os estados com alto número de empresas de crescimento orgânico. Observa-se então um crescimento de toda a região, principalmente no setor de indústria, seguido por serviços e construção.” O estado de Pernambuco aparece em oitavo lugar no ranking dos dez estados que mais contrataram no país.

“Pernambuco está entre os 10 estados brasileiros que mais contrataram no país e Petrolina ficou com o 3° lugar entre os municípios brasileiros”, diz Juliana. Em primeiro lugar ficou o estado de São Paulo e em último Distrito Federal. A posição de Pernambuco também foi a mesma em relação as unidades com mais empresas em alto crescimento , ficando atrás de estados como a Bahia e na frente do Ceará e Goiás.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *