Coelba realiza Operação Verão 2013 com ações para garantir fornecimento de energia no verão e carnaval

 Coelba realiza Operação Verão 2013 com ações para garantir fornecimento de energia no verão e carnaval

A Bahia vira sinônimo de festa, alegria e turismo no verão. Para garantir a diversão de baianos e dos milhares de turistas que visitam o estado, nesta época do ano, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, está trabalhando na Operação Verão 2013, conjunto de ações para assegurar o fornecimento de energia, principalmente, nos locais de maior concentração de pessoas, a exemplo das áreas litorâneas e nas cidades onde há carnaval. Para isto, serão investidos R$ 6,5 milhões no conjunto de medidas que inclui manutenção preventiva, serviços de melhoramentos na rede elétrica, esquema especial de atendimento e cartilha de serviços específica para o carnaval de Salvador.

As ações foram iniciadas em novembro de 2012 e até o início do carnaval, terão sido podadas, em todo estado, 46 mil árvores e realizados serviços de manutenção preventiva com técnica de linha viva em mais de 159 de rede. Serão substituídos ainda 220 postes e 486 transformadores. Municípios como Porto Seguro e Itacaré e praias do Litoral Norte e Morro de São Paulo receberam atenção especial. Nesta época, o aumento de carga nestas localidades é grande em virtude do aumento do fluxo de turistas. Por conta disso, estas áreas também passaram por inspeções preventivas e reforço na rede de distribuição de energia.

O planejamento da Coelba envolve ainda um esquema especial de atendimento às solicitações de emergência. Cerca de 1.500 funcionários estarão de sobreaviso nos Centros de Operações e nas ruas, para o atendimento a eventuais ocorrências.

Salvador

Salvador tem a maior festa de rua do mundo. Anualmente, a capital baiana receba milhões de pessoas para o carnaval. E para garantir a energia desta grande festa, a Coelba, além de realizar serviços de manutenção preventiva, instalou 144 novos transformadores, implantou 152 postes e construiu cerca de 5,3 km de rede, para garantir o suprimento de energia às cargas adicionais dos circuitos do carnaval. Serão 329 funcionários trabalhando em locais estratégicos para garantir atendimento e a segurança da festa, nos três circuitos da folia, incluindo os palcos onde acontecerão as festas de bairros. Durante a festa, a concessionária também manterá um representante no Centro Integrado de Inteligência do Carnaval, espaço de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública. O acesso às imagens das câmeras espalhadas pelos circuitos permite que técnicos da Coelba sejam acionados com maior rapidez e trabalhem com mais agilidade no atendimento às ocorrências relacionadas à energia elétrica.

Como forma de contribuir para uma festa ainda mais bonita e, principalmente, para segurança das pessoas que trabalham em trios elétricos, a Coelba retirou todas as travessias de rede aérea dos circuitos Campo Grande/Avenida7 e Barra/Ondina. O trabalho foi realizado, nos últimos anos, em conjunto com a Prefeitura e transformou em rede subterrânea aquela rede elétrica que atravessava de um lado a outro as ruas principais destes circuitos.

Interior

A diversão no interior não foi esquecida. Haverá festas nas diversas regiões do estado. Estão confirmados festejos em cerca de 30 municípios. Nestes locais, a rede elétrica também passou por manutenção preventiva e reforço, além, de também contar com equipes de prontidão.

Segurança

Conforme determinação dos órgãos competentes, a altura máxima dos trios elétricos e suas alegorias e ocupantes deve ser de 4,5 metros. Mesmo em locais em que não haja mais travessia, por questões de segurança, é importante que esta altura seja respeitada. Esta orientação, bem como a altura da rede elétrica estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, é enviada pela concessionária, anualmente, por meio de carta, para as entidades carnavalescas, blocos e trios para que estes fiquem atentos e evitem aumentar a altura dos trios e alegorias, respeitando o distanciamento mínimo regulamentar de 1,5 m da rede elétrica, tanto na vertical quanto na horizontal.

Uma prática que também deve ser evitada é o lançamento de serpentinas (muitas vezes metalizadas), por parte de alguns blocos e camarotes, em direção à rede elétrica. Apesar do efeito de beleza e alegria no ambiente, o lançamento deste e de qualquer objeto na rede elétrica pode causar curto-circuito e interrupção no fornecimento de energia, além do risco de acidentes para quem lança o objeto e para pessoas que estão nas proximidades.

A Coelba aproveita para dar outras dicas importantes que ajudam a evitar acidentes, além de garantir a energia desta grande festa:

– Sempre comunicar antecipadamente à Coelba todo aumento de carga, para que se avalie a necessidade reforço da rede elétrica, evitando desligamentos por sobrecarga.

– Não subir em árvores e marquises que estejam próximos à rede elétrica.

– Caso encontre algum cabo partido, não se aproximar do fio.

– Recorrer sempre aos serviços de profissionais qualificados

Não utilizar:

– Tomadas tipo “T”

– Extensões com fios inadequados

– Tomadas e fios danificados ou com isolação deficiente

– Disjuntor inadequado, com a capacidade maior do que a da corrente do fio condutor

– Cargas além da capacidade instalada ou não autorizada

– Fio neutro como terra

Não fazer:

– Aterramento em desacordo com as normas técnicas

– Desvio ilegal de energia

Informações para a Imprensa

 

Patrícia Almeida – palmeida@coelba.com.br

Laíse Rabelo – lrabelo@coelba.com.br

Stella Galvão – sgalvao@coelba.com.br

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *