Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Livro menos indigesto sobre a ciência. Por Marta Tavares
A ciência tem produzido coisas maravilhosas e intrigantes há mais de 300 anos, no entanto, o ensino de Ciências nas escolas tornou-se monótono e os livros não atraem os estudantes. Este argumento é utilizado pelo autor Bill Bryson que afirma que a prosa sem vida dos livros padrões de ciência, não alimenta nossa curiosidade inata sobre o mundo natural.
Bryson insiste que os resultados dos estudos científicos podem ser fascinantes e muitas vezes o são. O truque é escrever sobre eles de uma maneira compreensível. O autor, então, nos mostra como isso deve ser feito. E ele trata de temas como pesos atômicos, a relatividade e da física de partículas, placas tectônicas, etc. sem nos meter medo. Ele nos faz compreender as leis que regem nosso planeta, sem nem percebermos que estamos aprendendo. O autor confessa que não entendia nada sobre os assuntos que escreveu,mas fez a pesquisa, e nos apresenta tudo como se fosse uma reportagem,
No livro também há espaço para descobertas recentes e algumas fofocas, como Bryson gosta de fazer. Além de vinhetas históricas. Um livro que serve como um guia menos indigesto sobre a ciência.
BRYSON, Bill. Breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
Marta Tavares
mcites@gmail.com
6 Comments
Este eu não conhecia. Conheço “Uma caminhada na floresta”, que é muito bom. Vou ver se adquiro.
Excelente dica, Marta!
De fato, este livro é tudo o que você diz.
Excelente dica, Marta!
De fato, este livro é tudo o que você diz.
Boa indicação esta obra literária como tantas outras apontadas pela profª ,Marta Tavares….Preciso ler!
Toda vez que leio os comentários de Marta, me vem a mente um trecho do poema “O livro e a América” do nosso poeta maior, Castro Alves.
Por isso na impaciência
Desta sede de saber,
Como as aves do deserto
As almas buscam beber…
Oh! Bendito o que semeia
Livros… livros à mão cheia…
E manda o povo pensar!
O livro caindo n’alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar.
Parabéns a esta pessoa maravilhosa e cheia de luz Marta Tavares. Tudo de bom para vc. Que sua sabedoria seja exalada por todos. Um enorme beijo de sua grande amigas/irmãs: Tiana e Mônica