Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Senadores da Bahia mostram alinhamento político em entrevista na TV Senado
Os senadores que representam a Bahia demonstraram alinhamento político durante entrevista ocorrida na noite desta segunda-feira(12), na TV Senado. Walter Pinheiro (PT), Lídice da Mata (PSB) e João Durval(PDT) destacaram a atual conduta acertada dos governos federal e estadual na ampliação da infraestutura da Bahia, e na espacialização do desenvolvimento, a partir do fortalecimento da educação e das vocações regionais.
A Ferrovia da Integração Oeste Leste, o Parque Tecnológico, o estaleiro do Rio Paraguaçú, o início da implantação de 52parques eólicos, da Nova Fonte Nova, do sistema metroviário e a ampliação de estradas foram destacados pelos parlamentares como ações importantes iniciadas no governo do presidente Lula e que estão sendo implementadas na Bahia, em parceria com o Governo Estadual.
Pinheiro defendeu a política de ampliação da educação profissionalizante alinhada com as vocações locais. “Até 2007 eram apenas 4 mil vagas disponíveis em todo o estado e hoje o número ultrapassa os 42 mil em todos os quatro cantos da Bahia”, disse. Ele exemplificou com a cultura do sisal, presente em todo o semi árido baiano. “Estamos junto com a Ford buscando inserir o sisal na cadeia automotiva, para a fabricação dos painéis dos carros,a partir da pesquisa e da inovação tecnológica, o que vai modificar a realidade de milhares de famílias que dependem dessa cultura”, comentou.
A Copa 2014 em Salvador também foi tema do debate,quando os senadores concordaram que os investimentos planejados para Salvador devem ser entendidos como um legado que vai muito além do curto período dos jogos. “São obras como a arena Fonte Nova e o novo sistema metroviário integrado na Avenida Paralela que não podem ser planejados apenas para servir os 5 ou 6 dias de jogos da Copa, mas para todos os dias dos baianos”,disse Pinheiro.
A senadora Lídice destacou que serão mais de 320 mil pessoas capacitadas para o evento e que vai buscar mais recursos para a melhoria da infraestrutura do litoral, com foco na ampliação da atividade turística. Pinheiro usou o exemplo da Alemanha, que nos anos que sucederam a Copa de 2006 teve um amplo crescimento do turismo em diversas cidades.
Questionado por telespectadores, o senador João Durval disse que está empenhado na realização de obras para o anel viário de Feira de Santana e na ampliação das vagas do ensino superior federal na região. “O crescimento das economias das grandes nações são historicamente sustentados na educação”, defendeu.
Royalties
Pinheiro, Lídice e Durval também foram harmônicos na defesa de uma nova partilha para os royalties do petróleo. “O investimento para a produção do petróleo de águas profundas é de toda a Nação”, disse Pinheiro,que contou com a concordância dos demais senadores. Todos defenderam que o melhor para a Bahia é uma nova forma de partilhar os royalties do petróleo.
O projeto do Sistema Viário Oeste, que inclui a Ponte Salvador-Itaparica; a ampliação do Polo de Camaçari e dos portos; o fomento ao desenvolvimento da agricultura familiar, do empreendedorismo, da economia solidária; além da necessidade de ampliação do acesso à Banda Larga no interior do estado também foram abordados pelos parlamentares. O programa Assunto de Estado com foco na Bahia obteve o recorde de participação popular de toda a série, a partir de perguntas enviadas pelos telespectadores. Ele foi conduzido pelos jornalistas Aluizio Oliveira e Júnia Melo e teve transmissão simultânea pela Rádio Senado.