Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Vereadores delmirenses debatem questões de saúde pública
Durante a sessão de quinta-feira (21), os vereadores delmirenses debateram sobre questões de saúde pública no município. O tema foi abordado pelo vereador Pedro Paulo, que cobrou do Executivo ações que possam melhorar o atendimento da população nos postos de saúde.
Em uma das suas proposições, o vereador solicitou que o Posto de Saúde do bairro Bom Sossego fosse transformado em Unidade de Atendimento 24 horas, o que amenizaria o sofrimento da população. Pedro Paulo falou ainda da atual situação do Hospital Estadual Antenor Serpa, que não dispõe de profissionais suficientes para o atendimento.
Parte integrante da bancada do Executivo, o presidente Valdo Sandes pontuou que o papel do município é o investimento na atenção básica e que a Prefeitura vem disponibilizando recursos para a saúde, inclusive, mais do que é previsto pela Constituição Federal.
O presidente ressaltou ainda que é preciso que o Estado cumpra o seu papel e melhore as condições do Hospital Antenor Serpa, o que refletiria diretamente no atendimento da população. Compartilhando desta mesma ideia, o vereador Edvaldo Nascimento enfatizou que é preciso cobrar do governo do Estado esta responsabilidade.
Diante do debate, o vereador Milton Lisboa sugeriu que fosse articulado um consórcio entre as Prefeituras vizinhas para que as despesas do Hospital fossem divididas e assim viabilizasse as melhorias no atendimento, uma vez que pacientes de toda a região utilizam o serviço da unidade de saúde.
Valdo explicou que esta mesma forma de consórcio também poderia ser aplicada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), construída no município, em parceria com o Governo Federal, e que ainda não está em funcionamento devido à falta de recursos.
Ao finalizar as discussões, o presidente agradeceu a participação dos colegas e afirmou que estes debates engrandecem a Casa Legislativa e o papel do vereador. “Esta Casa está de parabéns pelo debate de hoje. Que possamos sempre estar colocando estas questões para que juntos possamos pensar em proposições que tragam melhorias na qualidade de vida da população”, falou.
IML – Outro debate realizado no plenário foi a necessidade de implantação de um Instituto Médico Legal (IML) para atender a região do sertão. A questão foi colocada pelo vereador Edvaldo, que recentemente esteve reunido com o secretário de Estado da Defesa Social, Dário César; o Deputado Inácio Loyola e o Tenente-coronel Maxwell Santos.
Segundo o vereador, o município, que não possui IML, depende dos serviços do órgão de Arapiraca, o que tem causado grandes transtornos para as famílias devido à demora para a liberação dos corpos. Edvaldo convocou os colegas para unirem-se em prol da implantação do IML em Delmiro Gouveia, inclusive enviando um requerimento ao Governo do Estado.
Nesta reunião também foi aprovada a Indicação nº 16/2013, de autoria do vereador Pedro Paulo, solicitando a construção de uma clínica para tratamento de hemodiálise no município. Ainda estiveram presentes à sessão os vereadores Francisco de Assis (Kinho), Geraldo Xavier, Carlos José Bezerra (Gato), Edmo Oliveira e Carlos Roberto Cacau Correia.
Veruscka Alcântara
Jornalista DRT 1.875/BA
Assessora de Comunicação da Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia