Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
MP que cria compensação pela unificação do ICMS é prorrogada
Foi prorrogada pelo Congresso Nacional, por mais 60 dias, a vigência de nove medidas provisórias, entre elas a MP 599 que cria mecanismos para compensar os estados menos desenvolvidos pela unificação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 4% nas operações interestaduais.
Ontem (21), durante audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no Senado, o senador Pinheiro, relator da MP, alertou para que a discussão da matéria não inicie um novo embate federativo e dificulte o entendimento para colocar um fim à guerra fiscal. Para Pinheiro, as armas da guerra fiscal estão ultrapassadas e é preciso buscar uma solução que contemple todas as unidades federativas, um acordo que garanta segurança jurídica e orçamentária aos Estados.
A MP também cria o Fundo de Desenvolvimento Regional, que tem como objetivo fomentar o crescimento econômico dos estados, especialmente os das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As novas alíquotas e a redução progressiva do ICMS tramitam paralelamente, definidas por um projeto de resolução do Senado (PRS 1/2013).
Os atos de prorrogação foram publicados na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial da União. Se a prorrogação não fosse feita, as nove medidas provisórias perderiam a eficácia depois de decorridos os primeiros 60 dias de editadas.
Agência Brasil
Siga o PANotícias no facebook.com/pauloafonsonoticias