Trabalhadores da agricultura entregarão a Dilma diretrizes de convivência com o semiárido

 Trabalhadores da agricultura entregarão a Dilma diretrizes de convivência com o semiárido

JC Imagem

Durante a visita presidencial a Pernambuco, nesta segunda-feira (25), o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape) deve entregar a Dilma Rousseff e ao governador Eduardo Campos o documento “Diretrizes para a Convivência com o Semiárido – uma contribuição da sociedade civil para a construção de políticas públicas”, reivindicando a construção de uma Política Nacional e de Políticas Estaduais de Convivência com essa região. O documento foi construído por movimentos e organizações da sociedade civil e teve seu lançamento na ultima quarta-feira (20), no Recife.

Doriel Barros, presidente da Fetape, terá espaço durante o ato político para falar sobre a situação da agricultura familiar no Estado, que tem perdido sua produção e animais por causa da seca na região. “Não podemos deixar de entregar o documento pessoalmente à presidenta, reforçando a importância de que ele realmente seja utilizado pelo governo como base para a construção de políticas públicas para o semiárido, evitando que no futuro as famílias revivam momentos de sofrimento como os de agora”, afirma Doriel.

JC Imagem

No texto de introdução, a sociedade civil  aponta que a questão central é fazer a reforma hídrica, isto é, democratizar o acesso à água. Isso porque, no geral, a escassez identificada na região advém basicamente da destruição e poluição de mananciais e a concentração da água em mãos de particulares e/ou em atividades específicas, como os perímetros ou canais de irrigação. Tudo isso só faz piorar a situação em momentos de longa estiagem, como o vivenciado atualmente.

Assinam o documento: Arquidiocese de Olinda e Recife, Contag, Federações dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais dos nove estados do Nordeste, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, CUT/PE, ASA Brasil, Cáritas NE2, Centro Sabiá, Instituto Cidadania do Nordeste, CPT e MST. O deputado Manoel Santos, de Pernambuco, apoia a iniciativa.

Blog de Jamildo

 Siga o PANotícias no facebook.com/pauloafonsonoticias

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *