Turismo gera renda em região atingida pela seca

 Turismo gera renda em região atingida pela seca

Novos roteiros Caminhos do Sertão [Roteiro Fazenda Serra Branca e o turismo de aventura ] serão lançados no II Salão Baiano do Turismo.Os beneficiários desses roteiros são donos de pousadas e restaurantes de Jeremoabo, e artesãos da região

Salvador – Uma alternativa de renda para a população do sertão da Bahia que ainda sofre as consequências da falta de chuvas é a Economia Criativa, que inclui a produção de artesanato, música, gastronomia, dança e demais atrativos para os turistas que visitam a região. Durante o II Salão Baiano de Turismo, que acontece de 10 a 14 de abril, na capital baiana, serão lançados dois novos roteiros do Caminhos do Sertão: Roteiro Fazenda Serra Branca, no município de Jeremoabo, para observação de pássaros como arara azul e urubu rei; e o turismo de aventura, que explora o potencial do açude Cocorobó.

Os beneficiários desses roteiros são donos de pousadas e restaurantes de Jeremoabo, e artesãos da região, que fazem pássaros e araras com fibras de ouricuri, madeira de umbuzeiro e madeira reciclada, além de artesanato em tear feito com puro algodão cultivado no local. Na região do açude Cocorobó, os beneficiários são proprietários de restaurantes, pousadas e hotéis de Canudos; artesãos moradores de Canudos e Euclides da Cunha; e a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaça (Coopercuc), que fabricam doces de umbu, maracujá do mato e outros frutos da Caatinga.

De acordo com a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae na Bahia, Luciana Santana, os roteiros Caminhos do Sertão foram elaborados a partir de um diagnóstico feito pelo Sebrae, possibilitando a melhoria de renda e criação de emprego para a população que vive na região castigada pela seca. O diagnóstico foi feito em 13 municípios do sertão para detectar o potencial turístico e empreendedor da região. São eles: Feira de Santana, Santa Bárbara, Serrinha, Cipó, Tucano, Itapicuru, Monte Santo, Euclides da Cunha, Canudos, Jeremoabo, Santa Brígida, Uauá e Nova Soure.

No dia 8 de abril, o Sebrae na Bahia iniciou nos municípios da região do Sertão um programa de Capacitação Empresarial que vai beneficiar cerca de 160 microempresas e microempreendedores individuais em seis municípios. Eles estão recebendo os cursos Planejamento Estratégico, Gestão Financeira e Gestão de Pessoas dentro do Programa Na Medida, que busca ampliar o acesso dos empresários a conhecimentos sobre a gestão do seu negócio, visando ao aumento da produtividade, competitividade e lucratividade de modo sustentável.

Oito estandes patrocinados pelo Sebrae na Bahia – Chapada Diamantina, Bahia de Todos os Santos, Costa dos Coqueiros, Costa das Baleias, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento e Lagos e Cânions do São Francisco – integram o II Salão Baiano de Turismo, onde os empresários do setor terão a oportunidade de divulgar seus produtos durante os cinco dias do evento.

No mesmo local do II Salão Baiano de Turismo, acontece nos dias 11 e 12 de abril o Brazil National Tourism Mart 2013 (BNTM). O objetivo do BNTN é o de aproximar o trade turístico nacional – hoteleiros, agentes de viagens, operadoras de turismo e companhias aéreas – das operadoras turísticas dos principais mercados internacionais para o Brasil.

Rodada de Negócios

A partir da seleção das empresas feita pelo BNTM, o Sebrae na Bahia inseriu as empresas na Rodada de Negócios, cruzando os interesses entre compradores e ofertantes, além de fazer a agenda dos encontros e o catálogo com as informações das empresas. Serão cerca de 300 compradores, como operadoras de turismo nacionais e internacionais, e cerca de 198 empresas ofertantes, como hotéis, pousadas, empresas receptivos, como turismo ecológico e turismo de aventura e locadoras de veículos.

Texto e fotos: Agência Sebrae de Notícias Bahia

Facebook.com/Paulo Afonso Notícias – PAN

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *