Bahia participa de encontro da Embratur para discutir São João na Copa 2014

 Bahia participa de encontro da Embratur para discutir São João na Copa 2014

Uma equipe formada pelo secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e as diretoras da Bahiatursa, Isabela Casales (marketing) e Rosana França (mercado internacional),participou na segunda-feira (22), em Brasília, de uma reunião promovida pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para discutir a promoção internacional das festas juninas em 2014.

O São João, que é a maior festa popular do Nordeste do Brasil, ocorrerá paralelamente à Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, o que representa um diferencial para os destinos turísticos da região. Participaram também do encontro representantes de 11 estados brasileiros, sendo a maioria (nove) do Nordeste.

No exterior, o Brasil tem como uma de suas principais marcas culturais o Carnaval. “A Embratur agora trabalha para que também seja reconhecido como o país do arraial”, afirmou o presidente do instituto, Flávio Dino.

Ocupação hoteleira

Para Leonelli, esta é uma estratégia importante da Embratur, pois o São João é o segundo período mais forte do ano para a economia dos destinos turísticos nordestinos, atrás apenas do verão, que representa a alta estação. “Somente na Bahia, a festa movimenta muito o turismo interno, pois mais de 500 mil pessoas deixam a capital com destino às cidades do interior”.

O secretário enfatizou o avanço na ocupação hoteleira em municípios como Salvador, Ilhéus e Porto Seguro no mês de junho, nos últimos quatros anos. “É um fenômeno econômico, inclusive, mais importante que o Carnaval, pois se vendem mais bebidas nesse período. Além disso, é uma festa bastante pulverizada em todas as regiões baianas”.

Leonelli também pretende convidar Flávio Dino para conhecer o São João da Bahia, que ocorre com força econômica e turística em mais de 100 municípios do estado e, em Salvador, no principal cartão-postal da cidade, o Pelourinho.

Jogos

O plano da Embratur é que entre um jogo e outro das seleções, os estrangeiros possam conhecer a música, cultura e culinária das Festas de São João, São Pedro e Santo Antônio, além das comemorações de São Marçal, em algumas regiões.

Na apresentação das propostas para a promoção do evento, a Embratur enfatizou a necessidade de divulgar os festejos juninos em feiras, workshops e seminários, e ainda a capacitação de agentes e operadores no exterior e a realização de press trips com a presença de jornalistas estrangeiros nos destinos que realizam as festas de São João.

“É uma oportunidade única que essas cidades terão de promover internacionalmente suas Festas Juninas, já que elas coincidirão com o megaevento de maior exposição de mídia no mundo, a Copa”, afirma Dino. “Nossa meta é colocá-la no patamar de mais uma das marcas do país no exterior, como o Carnaval”.

Também participaram do encontro representantes do Ministério do Turismo, a secretária executiva do Ministério da Cultura e ex-presidente da Embratur, Jeanine Pires e a diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), Arani Santana.Secom

Curta o PANotícias no facebook.com/pauloafonsonoticias

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *