Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Aprovado, por unanimidade, projeto que anula Lei de Privatização da Embasa
Os deputados estaduais baianos aprovaram, por unanimidade, na terça-feira(07), o projeto do governador Jaques Wagner que anula a Lei de Privatização da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa. Esta lei de privatização (N° 7.483 de 17 de junho de 1999), avessa ao interesse público, foi elaborada pelo governo passado.
O PL que revoga a Lei de Privatização da Embasa tramitava na Assembleia Legislativa em regime de urgência. Membros do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto no Estado da Bahia (Sindae) ocuparam as galerias da Casa para acompanhar a votação.
O líder do governo na AL, deputa do Zé Neto (PT), comemorou.
“Dizemos à Bahia que a Embasa não vai mais ser privatizada, como queriam no passado, e chegará ao final de 2014 com quase R$ 8 bilhões em investimentos em água e saneamento básico e possibilitando o acesso de milhões de pessoas à rede de abastecimento tratada em todo o Estado,bem diferente da Embasa sucateada e com outro perfil de atendimento que encontramos ao assumirmos o governo”, apontou Zé Neto.
O projeto de lei 20.200/2013, que trata da revogação da privatização da Embasa, foi recebido na Assembleia no dia 21 de março, durante Sessão Especial em comemoração ao Dia Mundial da Água.
Na década de 90 a Embasa chegou a ser oferecida a empresas europeias, teve demissão em massa para “enxugar” o quadro de pessoal.