Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Reunião no APA com o PANotícias – Em pauta, Hospital Nair Alves de Souza
A Administração Regional da Chesf em Paulo Afonso convidou o PANotícias para participar de uma reunião na sede do APA, nesta sexta-feira, 17, e provavelmente a pauta deverá ser o Hospital Nair Alves de Souza – HNAS-, que nos últimos dias tem sido alvo de criticas e comentários, por parte de alguns e de um vereador na câmara municipal, que tem levado a tribuna informações sobre o HNAS, que estão causando polemicas entre os demais vereadores e na população que comparece as sessões da casa.
Na sessão do dia, 8 de abril, o vereador Luiz Aureliano(PT), médico, ex-diretor do HNAS e ex-Secretário de Saúde de Paulo Afonso disse: “recebi informação de fonte fidedigna que a Eletrobrás não mais repassará recursos para o Hospital Nair Alves de Souza a partir de 2015. Se isso acontecer estará sendo decretado o fechamento daquele hospital”. Segundo o vereador em várias negociações que aconteceram sobre a situação do HNAS, inclusive com a participação do Secretário Jorge Solla, a Chesf assegurou que sairia do processo aos poucos, deixando de investir 10% a cada ano e deixando efetivamente de investir no HNAS depois de 10 anos, tempo necessário para que o Nair pudesse sobreviver. Luiz Aureliano questionou; “Será que em Janeiro de 2015 a Univasf já terá a capacidade e infraestrutura para manter o HNAS e uma UTI?.
Na última segunda, dia 13, na sessão ordinária da câmara, o vereador Luiz Aureliano levantou mais uma questão sobre o HNAS – “os médicos que trabalham no hospital da Chesf terão um corte de 12% nos vencimentos, e por conta disso muitos já não estão interessados em continuar atendendo naquele hospital”.
Segundo o deputado estadual do PT Paulo Rangel, “a Chesf não vai sair da administração, pois ela é uma empresa federal, e será uma grande patrocinadora da Univasf onde o hospital passará a ser federal e será sustentado pelo governo federal. Nós sabemos o que são os hospitais federal para o nosso país, mas o importante é o grande serviço que terá a população. Nós temos que encontrar uma saída para o hospital Nair Alves de Souza, que é um grande hospital, porém não atende a população de Paulo Afonso e região como deveria atender”.
Comparando o HNAS com o hospital de Foz do Iguaçu, o deputado Paulo Rangel, diz; “o hospital de Foz do Iguaçu é uma fundação e não é um hospital Federal. Ninguém lutou mais do que eu para que a Chesf não fosse privatizada, o Hospital Nair Alves de Souza será universitário, será da Univasf, essa universidade é federal. Não podemos mistificar as coisas, pois o que eu estou dizendo é que o hospital Nair Alves de Souza se constitui em um hospital de urgência e emergência e nós temos que ter um hospital completo, um hospital que atenda as necessidades de saúde da população de forma completa”.
O deputado Paulo Rangel ao falar sobre a implantação de uma UTI no HNAS faz a seguinte observação: “A Chesf é uma S/A e não uma empresa Pública, o estatuto que o rege é de uma empresa Privada. Quando eu fui junto com João Bosco, com o projeto de uma UTI para o HNAS ao Ministério da Saúde, não liberou o projeto porque a Chesf é uma empresa que tem um estatuto de empresa privada e fornece energia,então infelizmente você tem burocracias no país…”.