Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
GP Bahia de Stock Car aumenta em 30% ocupação hoteleira na capital
As arquibancadas montadas no Centro Administrativo da Bahia (CAB) para o GP Stock Car ficaram cheias, todos os ingressos foram vendidos, mesmo com a chuva, que atrasou a largada em uma hora. A ocupação hoteleira na capital baiana recebeu um movimento 30% maior, devido ao evento. Baianos e turistas vivenciaram, no domingo (19), todas as emoções de um grande prêmio.
O governador Jaques Wagner comemorou o resultado do grande prêmio o turismo baiano. “Houve um acréscimo de 30% na ocupação dos hotéis de Salvador. O GP representa também uma exibição da capital para o Brasil inteiro, uma hora na maior emissora nacional, e a nossa tarefa é trazer novos eventos fora da alta temporada, de forma que o turismo, que é um grande gerador de emprego e renda, possa estar sempre aquecido”.
Turista de Maceió, o empresário Gabriel Pinto está passando o fim de semana em Salvador com a mulher. “É uma emoção única. Eu convido todo o povo do Brasil para assistir este evento maravilhoso. A Bahia é uma terra abençoada, os pilotos são fantásticos, é pura emoção estar aqui”.
Emprego e renda
O que para algumas pessoas foi somente diversão, para outras foi uma grande oportunidade de trabalho. “Eles contratam muitas meninas para representar as equipes e as marcas que estão patrocinando os pilotos. A gente sempre ganha muito com este evento”, disse a estudante de direito Emmily Pinheiro, contratada como “grid girl”, mulheres que trabalham na área de marketing durante as corridas.
Morador de Lauro de Freitas, Jorge Silva dos Santos disse que foi orientado por um amigo a procurar a organização do evento e conseguiu uma vaga de segurança de pista. “Isso me ajuda muito, estou tendo oportunidade de conhecer os carros da Stock Car, que eu nunca tinha visto, e também de ganhar um dinheiro extra, que é sempre bem vindo”.
Turismo esportivo
De acordo com o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, a Bahia está se tornando um polo de grandes eventos esportivos. “Além das copas das Confederações 2013 e do Mundo 2014, há ainda na Bahia vários campeonatos de surf, uma das maiores provas de ciclismo do Brasil, na Chapada Diamantina, uma competição internacional de canoagem, no Rio São Francisco, entre outros. Estamos desenvolvendo um turismo esportivo como nunca foi feito antes”.
Leonelli afirmou que a prova de Stock Car deve ser mantida no calendário turístico baiano. “Temos um protocolo de intenção assinado para que o contrato seja renovado por mais cinco anos. Estamos apenas discutindo os últimos detalhes para formalizar a parceria com os organizadores”.
Automobilismo
Apaixonado por automobilismo, o administrador Fábio Tavares aproveitou a oportunidade para levar a mulher e os dois filhos para assistir a corrida. “Sem o GP em Salvador, as pessoas que gostam do esporte precisariam viajar para cidades como Rio de Janeiro ou São Paulo. A gente já estava se programando pra vir há mais de uma semana. É um lazer que não acontece todo dia e é muito bom que a Bahia tenha essa corrida”.
O piloto Ricardo Maurício, que agora lidera o campeonato, venceu a prova, seguido de perto pelo ex-piloto de Fórmula 1, Rubens Barichello, e por Thiago Camilo. O baiano Patrick Gonçalves abandonou prova faltando cerca de 20 minutos para o final.
Barichello aprovou o circuito e disse que o atraso foi importante para a segurança dos pilotos. “Esta é uma prova de rua e a chuva tornou a pista mais escorregadia. A organização acertou em aguardar que estivesse caindo menos água, nos dando mais segurança”. Secom