Turismo: “O Modelo Reduzido vai fazer parte dos atrativos turísticos do município”

 Turismo: “O Modelo Reduzido vai fazer parte dos atrativos turísticos do município”

Augusto César informa que no Modelo Reduzido há um complexo de bombas e equipamentos que completam o complexo que deve passar por recuperação e manutenção através de uma empresa especializada. “O Modelo Reduzido vai fazer parte dos atrativos turísticos do município”

O Administrador da Chesf, Augusto César, em entrevista ao PANotícias, informou que o Modelo Reduzido da Chesf  não se restringe às casas, reservatórios, usinas, construídas em miniatura (escala 1:75) que se transformaram em grande atração turística, principalmente para crianças. “O Modelo Reduzido é um laboratório muito importante para a Chesf e recentemente foi utilizado pela empresa para as medições das áreas que são alcançadas com o aumento ou redução da vazão do rio São Francisco, permitindo que se monitore as consequências disso para os moradores da região, especialmente os que vivem nas margens do rio”.

Modelo Reduzido

Trata-se de uma imensa maquete reproduzindo o complexo de usinas da Região dos Lagos do rio São Francisco. Possui 1.000m2 de extensão. Foi construído em escala de l:75 metros. Enquanto percorre os caminhos do Modelo Reduzido o visitante vai conhecendo a gigantesca obra de engenharia que representa o complexo de usinas: modelo reduzido das Usinas P.A. I,II,III e IV (Delmiro Gouveia) , detalhes da barragem, do vertedouro, das comportas do braço principal, do Braço do Ouebra, do Braço do Taquarí, do Braço do Capuxu, da Cachoeira de Paulo Afonso, dos drenos de areia, da bacia de acumulação, a Usina de Sobradinho – detalhes da barragem, da tomada d’água, do vertedouro e da eclusa de navegação, a UHE Apolônio Sales (Moxotó) , detalhes da barragem, da casa de máquinas, do vertedouro e início do canal de derivação. Observa-se o conjunto formado pela Cachoeira de Paulo Afonso, a Cachoeira Véu de Noiva, a Usina Angiquinho, a Furna dos Morcegos, o início do canyon do Rio São Francisco, a Ilha do Urubu, o teleférico, a Ponte Pênsil, os lagos artificiais, os Saltos do Croatá e todo o entorno do complexo das usinas.

Segundo o Administrador Regional Augusto Cesar, toda a estrutura da maquete gigante que hoje se encontra praticamente abandonada está sendo recuperada e além de continuar sendo um local de estudo poderá  passar a ser mais um atrativo turístico, que será muito importante para o turista que poderá ter uma visão do inicio da Chesf na cidade e como é distribuído o complexo das usinas da Chesf.

O Modelo Reduzido mostra, em escala métrica, o nível natural das águas e pode simular alterações de volume. A obra é construída em alvenaria de pedra, a céu aberto e apresenta-se murada. Pode ser visitada com guias autorizados pela CHESF.

Curta o PANotícias no facebook.com/pauloafonsonoticias

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *