Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Executivo tem maioria no Legislativo. Mas nem tudo que reluz é ouro!
A eleição conquistada pelo prefeito reeleito de Paulo Afonso Anilton Bastos( PDT), com uma larga vantagem sobre o seu principal adversário nas eleições de outubro de 2012, elegeu também uma bancada de vereadores, que dava a impressão no primeiro momento, que o prefeito reeleito teria maioria absoluta na câmara, se cogitou até que dos 15 vereadores no mínimo 9 ficariam na base do Executivo nessa legislatura que começou em janeiro em 2013 até 2016.
Mas já nesse primeiro biênio 2013/2014, de forma discreta, o executivo talvez não conta com a maioria da bancada como se esperava logo após a eleição de outubro, existem vereadores da base, que tem planos futuros para as eleições de 2016, que provavelmente não são os mesmos do prefeito Anilton.
Para alguns, a divisão política pode ter começado na indicação [eleição] da composição da atual mesa diretora da câmara. Essa visão de perda de número de vereadores que apóiam o prefeito Anilton, não quer dizer que exista vereador da base que passou para oposição, pelo contrário, hoje tem vereador que se elegeu pela oposição e que praticamente já faz parte da bancada do prefeito. O que provavelmente esteja acontecendo internamente entre os vereadores da base, é uma projeção política pensando nas eleições municipais de 2016.
E Anilton, como um político inteligente e observador, já percebeu que essa “divisão” vem acontecendo, e também por sua vez, de forma discreta sem perder o controle da situação, matem um bom relacionamento com todos os 15 vereadores, principalmente com os que fazem parte da base do governo, sem excluir nenhum e atendo a todos que chegam ao seu gabinete. Anilton continua sim com a maioria na câmara, pelo menos por enquanto, o teste mais explicito para saber quem é quem, pode acontecer quando for colocado em votação algum Projeto de Lei do Executivo que possa “não agradar” a todos. Vamos esperar para ver.