Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Esporte e Turismo juntos para promover Salvador

Capital baiana será palco da disputa pelo terceiro lugar da Copa das Confederações da FIFA 2013. Segmento turístico deverá repetir sucesso das outras partidas do campeonato realizado na cidade
O estádio Fonte Nova, em Salvador, será palco de um confronto oficial que não acontece desde a Copa do Mundo da FIFA em 1990. Itália e Uruguai disputam o terceiro lugar da Copa das Confederações da FIFA 2013, no próximo domingo (30), às 13h. A partida promete ser disputada. No jogo de 1990, a Itália venceu por 2×1. Em dois amistosos que aconteceram depois, cada equipe venceu um jogo.
Além dos turistas estrangeiros que estarão presentes, o jogo será visto em todo o planeta. Cerca de 50,4 milhões de espectadores nos 10 principais mercados de televisão assistiram à partida do Brasil contra a Itália, no último sábado (22), em Salvador. “O jogo atraiu a maior audiência televisiva do torneio até agora e queremos que esta partida reforce ainda mais a visibilidade internacional para a capital baiana, destino já consolidado no exterior”, comentou o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Quem estiver na cidade, poderá conhecer um pouco das tradicionais Festas Juninas que acontecem no Nordeste, neste período. Salvador está apostando na coincidência entre a competição da FIFA e as festividades locais para divulgar a cultura da Bahia. Principal cartão-postal da cidade e Patrimônio Cultural da Humanidade, o Pelourinho terá 30 dias de Festa Junina. Serão mais de 200 atrações, com grandes shows, concurso de quadrilha, programação infantil e espaço para o forró pé de serra.
Resultados positivos para o turismo
A hotelaria de Salvador comemora o resultado da Copa das Confederações. “Tivemos cerca de 40 mil leitos ocupados na média dos três jogos, com um pico de 100% na partida entre Brasil e Itália e ressaltamos a forte presença do público estrangeiro, contrariando as previsões iniciais”, declarou o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. Ainda segundo o secretário, a capital baiana recebeu milhares de estrangeiros neste período, com destaque para os visitantes cujas seleções jogaram na cidade, mas também se registrou a presença de belgas, japoneses e argentinos. “Todos os visitantes, estrangeiros e brasileiros de outras cidades e estados contaram com um receptivo especial, através dos guias e monitores do Turismo, que estavam aptos a realizar atendimentos em até dez idiomas”, finalizou Leonelli.
Salvador já é um destino consolidado no exterior. A cidade está entre as cinco mais procuradas pelo turista internacional. Em 2012, 142.803 turistas vindos de outros países chegaram ao Brasil pela capital baiana. Segundo o Estudo de Demanda Turística Internacional, realizado pelo Ministério do Turismo e Embratur, Lazer corresponde a 52,7% dos turistas que visitam Salvador, e desses, 60% buscam Sol & Praia.
Uruguai e Itália, mercados prioritários para a Embratur
Uruguai e Itália são considerados mercados prioritários para a promoção turística do Brasil, por parte da Embratur, e estão entre os principais emissores de turistas para o país. Ocupando a 4ª posição no ranking, 253.864 uruguaios estiveram em solo brasileiro em 2012. Já os italianos estão em 7º lugar com 230.114 visitantes.
Assessoria de Imprensa