“A rua da Frente”, de Gecildo Queiroz, é um tributo à memória de todos que viveram e estudaram no acampamento CHESF

 “A rua da Frente”, de Gecildo Queiroz, é um tributo à memória de todos que viveram e estudaram no acampamento CHESF

O livro “A rua da Frente”, de Gecildo Queiroz, é um tributo à memória de todos que viveram e estudaram no acampamento CHESF, em Paulo Afonso, ou a todos que viveram nas décadas de 60 e 70,principalmente, nesta cidade. Cada pessoa que viveu aquela época memorável, vai se identificar com cada página, cada crônica escrita.

Gecildo é um escritor habilidoso, escreve levemente, poeticamente, que não deixa ninguém cansado. Pelo contrário, queremos logo passar para a próxima página. As ilustrações magníficas de Ênio Mateus Lopes, são uma grata surpresa.

Destaco aqui duas  das muitas e belas crônicas. Claro, um gosto pessoal: a primeira, “Comporta de lágrimas”, que conta a emoção de ver a cachoeira em pleno esplendor e se sentir orgulhoso de pertencer àquele lugar, àquele momento. E a segunda, a crônica “O Papa-Fila”. Esta história está na memória de todos que tiveram o privilégio de estudarem na Escola Rural Ministro Simões Lopes, ou simplesmente, “Fazenda da CHESF”. Impossível não se identificar com aqueles que usaram o Papa-Fila como transporte, as brincadeiras, o “samba” na lataria, as curvas perigosas, a alegria de chegar e de partir. Falo por mim mesma: foram os meus melhores anos escolares.

É uma pena quando o livro termina, pois ficamos com um gostinho de “quero mais”. Tomara que em breve, Gecildo Queiroz nos Bride com mais páginas de emoção e saudade.

Queiroz, Gecildo. A rua da frente:memórias de um tempo que nunca morre. Aracaju: Gráfica e Editora J.Andrade, 2013. 132p.; Il.

marta-tavaresDe: Marta Tavares [mailto:mcites@gmail.com]

7 Comments

  • Muito bom !! Lembra-me bons tempos, que irão comigo aonde eu for.

  • Falando assim, deixa todos nós ansiosos para ler o livro, ainda não tive essa oportunidade, mas vou correr atrás!

  • Quando a prosa tem pitadas de poesia, sempre torna o texto atrativo. Obrigado pela resenha.

  • LEIAM.: A RUA DA FRENTE DE GECILDO QUEIROZ, SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, QUANDO ELE RELATA SOBRE O PAPA- FILA ENTÃO ME VEM NA MEMÓRIA MUITAS COISAS BOAS, NOSSA !!!! QUE LIVRO MARAVILHOSO, GECILDO VC SIMPLESMENTE ESTÁ DE PARABÉNS, ESPERO MESMO É QUE VC CONTINUE ESCREVENDO A NOSSA RUA DA FRENTE, E PRA QUEM VIVE LONGE DE NOSSA QUERIDA PAULO AFONSO- BA VAI A DICA LEIA A RUA DA FRENTE É SIMPLESMENTE MÁGICOOOOOOOOOOOOOO

  • Gostaria que fosse informado onde comprar este livro. Tenho todos os livros
    e revistas sobre Paulo Afonso e pelos comentários feitos sobre o mesmo e o
    seu autor, me parece tratar-se de uma ótima obra literária. Não conheço Ge
    cildo Queiroz, más sou um estudioso de tudo sobre Paulo Afonso, desde o
    ano de 1955, fui aluno do então Ginásio Paulo Afonso, posteriormente Cole
    gio Paulo Afonso – COLEPA e este livro deverá me trazer boas lembranças,
    de ex-colegas e ex-professores.

  • O livro é muito bom !! Marta descreve bem as crônicas que ela prefere, e são as minhas favoritas também.

  • Obrigada a todos que comentaram a resenha. PAULO SILVA, entre em contato que passo as informações.Meu e-mail: mcites@gmail.com
    Um abraço.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *