Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Augusto Cesar rebate críticas de Luiz Aureliano e garante que HNAS não está em crise
Em recente entrevista na RBN o vereador Luiz Aureliano (PT) fez duras acusações ao administrador da APA (Administração Regional da Chesf) Augusto César, que nesta quarta-feira rebateu em entrevista ao radialista Fábio Salvador, no programa Ronda 950 da RBN.
Segundo o administrador da APA (Administração Regional da Chesf) Augusto César, é preciso contextualizar as críticas e acusações do vereador Luiz Aureliano (PT) feitas ao administrador da APA relacionadas ao HNAS; “entendemos a importância que o HNAS tem para essa população, um hospital de emergência e urgência que atende a 22 municípios da região e uma população estimada em 500 mil pessoas isso é significativo e nos preocupa. Em 2011 a Chesf investiu 28 milhões e em 2012, 34 milhões em números redondos, o que significa que houve um acréscimo. Esses números que eu apresento significam que a Chesf não fugiu da responsabilidade que tem com o hospital enquanto for administrador”.
Augusto César não concorda que o vereador Luiz Aureliano diga que o HNAS está em crise porque faltam dois médicos! “É preciso ter cuidado com o que se fala numa rádio com a audiência como a RBN. É preciso dizer que algumas pessoas inclusive o vereador pregam o caos, mas repito, foram problemas pontuais, mas que a comunidade pode se tranqüilizar. A falta de médico até onde sabemos, é no país inteiro, afirmativas como essas são irresponsáveis. Falas como essa causam aflição”.
O administrador Augusto César admite que existiram alguns furos na escala, “então recomendamos à direção médica que trouxessem médicos da Fachesfe e da Chesf – alguns estavam para viajar, mas prestaram assistência, eu os convoquei mais deixei claro que a Chesf estava convocando, expliquei que era um momento delicado e difícil. Em momento algum fiz algum tipo de pressão, mas pedi que colaborassem porque o momento era de extrema dificuldade”.
Augusto Cézar afirmou que Luiz Aureliano quando era Diretor Técnico do Nair Alves de Souza teria praticado dupla cobrança por ato médico realizado, o que fere o Código de Ética Médica. Luiz Aureliano recebeu indevidamente por plantão no hospital onde ele mesmo era o diretor.
O administrador da APA tranqüiliza a população dizendo que essa falta de médicos é temporária, e que o plantão no HNAS se dará com os médicos da Chesf.
Com adaptação da Redação
Texto original escrito por Ivone Lima, jornalista da RBN