Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Como a alimentação pode causar ou curar problemas de saúde
As gorduras, sempre vistas como vilãs, podem ser benéficas ao organismo desde que consumidas com moderação, já que elas participam da produção e da regulação hormonal. Mas, em excesso, podem levar ao aumento de peso, piora da gastrite e problemas cardíacos. Como saber então o que colocar no prato? Médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela explica.
O que é possível ver no prato pode influenciar diretamente na saúde, para o bem e também para o mau. Uma dieta desequilibrada é capaz de desencadear problemas como obesidade, diabetes, lipidemia (aumento do colesterol), entre outros, que podem ainda ter consequências mais sérias. Pular refeições também pode ser tão danoso ao organismo quanto comer errado, já que a falta de alimento pode irritar a mucosa do estômago, levando ao surgimento de gastrites, esofagites e outros males que causam dor e mal-estar. A Dra. Ana Luisa Vilela explica que há alimentos, por outro lado, que ajudam a curar o corpo. “Alguns tipos de peixe, como salmão, truta, arenque, atum, sardinha e cavala, são ricos em ácidos graxos e ômega 3, que têm ação anti-inflamatória no nosso organismo e ajudam a regular os níveis de colesterol no sangue”, acrescentando que “é importante dar preferência às gorduras menos nocivas, como a do azeite de oliva extravirgem, que tem vitamina E e eleva os níveis de colesterol HDL, o ‘bom’ colesterol”, ensina.
Ana Luisa explica ainda que a chave de toda dieta é a moderação. Sabendo comer, não há alimento proibido, já que mesmo aqueles que são ricos em calorias vazias, como os refrigerantes, doces e salgadinhos industrializados são liberados em pouca quantidade e de vez em quando para quem não tem problemas de saúde. “A diferença entre o saudável e o veneno, já diz a sabedoria popular: é a dose”, brinca.
Confira abaixo tabela e saiba o que cura e o que salva a saúde:
Alimento:
Cura:
Óleo de canola e de milho, amêndoa, castanha-do-pará, abacate e semente de linhaça
Ajuda a reduzir o colesterol ruim, o triglicérides (tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças coronarianas) e a pressão arterial
Causa:
Margarina, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos de pacote
Aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom
Cura:
Alecrim
Reduz sintomas de azia
Causa:
Sal
O uso abusivo pode provocar o aumento da pressão arterial
Cura:
Fibras (abóbora cozida, semente de linhaça e brócolis)
Graças ao estímulo da função intestinal pode prevenir até o câncer do reto
Causa:
Arroz e pães integrais, leite, nozes e lentilha
Insônia e ansiedade
Cura:
Frutas e chocolate amargo
Contém anandamida, substância que diminui a sensação de tristeza e reduz os níveis de hormônio do stress
Serviço:
Clínica Slim Form
Unidade I – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 101 – Jd América – São Paulo – SP
Fone/fax (11) 3081-0836 Nextel (11) 7889-8268
www.slimform.com.br