Bahia mantém média de investimentos na área de saúde em 2013

 Bahia mantém média de investimentos na área de saúde em 2013

Prestação de contas da Secretaria da Saúde na Assembleia Legislativa

O Relatório de Gestão da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), relativo ao primeiro quadrimestre de 2013, mostra que, entre os meses de janeiro e abril, foram aplicados recursos de R$ 1,055 bilhão na área.

Prestação de contas da Secretaria da Saúde na Assembleia Legislativa
Prestação de contas da Secretaria da Saúde na Assembleia Legislativa

Apresentado pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, durante a 14ª Reunião Extraordinária do Conselho de Saúde da Bahia (CES), realizada na Assembleia Legislativa da Bahia na tarde de terça-feira (20), o balanço destacou investimentos na ampliação do acesso à saúde, construção de novos hospitais, qualificação profissional, dentre outras ações voltadas para a melhoria dos atendimentos prestados à população.

Nos últimos seis anos, o total de recursos financeiros destinados à Saúde no estado ultrapassa os R$ 18 bilhões. Segundo Solla, os números demonstram que a Bahia mantém a média de investimentos registrados nos balanços anteriores. Por lei, os estados devem destinar à Saúde 12% dos recursos próprios provenientes de impostos. “Apesar de todas as dificuldades de arrecadação, 2013 é mais um ano em que a Bahia vai cumprir a aplicação de recursos na área saúde superior ao mínimo estabelecido e isso é fundamental porque a rede cresceu, se expandiu”.

Até o fim do ano a rede estadual alcançará mil postos de saúde. Desde 2007, foram inaugurados 1.300 novos leitos hospitalares com cinco novos hospitais entregues. A rede pública contará também com novas unidades. Prevista para o primeiro semestre de 2014, a inauguração do Hospital Geral do Estado (HGE 2) será a primeira ampliação da unidade em 20 anos.

Mais entregas

Além de reformas e ampliações em unidades de todo o estado, serão entregues ainda os novos hospitais da Chapada, em Seabra, e São Jorge, em Salvador. Também na capital, o novo Hospital Couto Maia será o segundo do estado administrado por meio de Parceria Público-Privada (PPP), modelo adotado pelo Hospital do Subúrbio.

Serviços de urgência e emergência seguem sendo ampliados

No total, a rede hospitalar estadual de média e alta complexidade conta com 53 unidades, sendo 41 hospitais, seis unidades de emergência e seis centros de referência. Em 2013, o número de atendimentos realizados na rede própria é de mais de 70 mil. Os serviços de urgência e emergência seguem sendo ampliados com novas unidades de pronto atendimento (UPAs), sendo 16 em funcionamento. Presente em 256 municípios, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) atende em 19 regiões de saúde do Estado.

Os investimentos em expansão e melhoria contemplam ainda a recuperação e reforma das emergências dos hospitais gerais de Camaçari, Vitória da Conquista, Luiz Viana Filho, em Ilhéus e, em Salvador, do Roberto Santos. Também está sendo ampliada e reformada a sala de espera da emergência do HGE, na capital. Além disso, as unidades de emergência de Plataforma e Pirajá estão recebendo melhorias.

Na atenção básica, o relatório contabiliza em mais de cinco mil o número de equipes de saúde da família, saúde bucal e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que tiveram seis unidades implantadas. A Política Estadual de Atenção Básica já cobre cerca de 64% da população baiana.

Secom  / Foto: Raul Golinelli/GovBA

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *