Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
EBDA expõe tecnologias para convivência com a seca na Expouauá
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), participa desta quarta-feira a domingo (21 a 25) 34ª Expouauá, que acontece no Parque de Exposições Coronel Gerônimo Ribeiro, no município de Uauá, no nordeste baiano.
O evento, que é especializado em caprinos e ovinos, atrai visitantes de toda região norte do estado e tem a finalidade de apresentar novas técnicas e conhecimentos sobre a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, além da comercialização de animais.
A EBDA terá um estande, onde o agricultor familiar terá acesso às tecnologias agrícolas disponíveis para a convivência com a seca, como máquinas para captação de água, unidades demonstrativas de palma adensada, hidroponia do milho – para produção de material para alimentação animal -, prática apícola – com o uso e fabricação de cera alveolada -, distribuição de folhetos informativos, e ainda palestra sobre a importância da palma na alimentação animal.
A chefe do escritório da Empresa, em Uauá, Junia Caetano, explica que o evento proporcionará aos visitantes o entendimento necessário para a melhoria da produção agrícola e animal. “A EBDA dispõe de técnicos especialistas em caprinovinocultura, agricultura orgânica, apicultura, entre outras áreas, que estarão no estande esclarecendo as possíveis dúvidas. A nossa intenção é contribuir para o crescimento dos caprinovinocultores do estado”.
A EBDA também apresentará o Projeto Quintais Agroflorestais, que consiste na plantação de fruteiras resistentes ao clima do semiárido, juntamente com plantas nativas e lavouras anuais. Mudas de umbu gigante, acerola, jenipapo, pitanga, graviola e caju são algumas das mudas que estarão em exposição.
Os técnicos da EBDA vão orientar os agricultores sobre os programas de governo disponíveis para a agricultura familiar. A Empresa também vai expor animais de seus plantéis – caprinos das raças Mambrina e Repartida e ovinos das raças Dorper, Rabo Largo e Morada Nova, criados na Estação Experimental de Caraíbas, localizada no Distrito de Pilar, em Jaguarari.
Secom