Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Nota de Esclarecimento: Sistema de Abastecimento de Água de Moenda foi solicitado pelo deputado Paulo Rangel
Em 2012, o chefe de gabinete do deputado estadual Paulo Rangel – PT, Gaspar Júnior, participou da primeira reunião, com o assessor da presidência da EMBASA, o Sr. Ivan Maia, para solicitar um Sistema de Abastecimento de Água para o distrito de Moenda – Presidente Tancredo Neves, em face ao risco iminente de escassez de água, devido ao baixo nível da represa local. Também estiveram presentes na reunião, o presidente do PT do município, Filogno Mascarenhas, um representante da população de Moenda, Zé do Coite (hoje vereador do município), e o atual presidente da Câmara de Vereadores, Almir Rodrigues.
Na ocasião, a comitiva foi informada de que já existia um projeto, elaborado pela SEDUR, a pedido do então prefeito Quinha. Projeto este considerado inviável, devido ao alto custo da obra, que totalizava R$ 1.650.000,00. Foi então proposto um estudo de viabilidade, para a construção do Sistema de Abastecimento de Água de Moenda.
Um novo projeto foi elaborado, totalizando R$ 541.000,00 para a execução da referida obra. O deputado participou de nova reunião, em 22 de maio de 2013, desta vez com o presidente da EMBASA, o Dr. Abelardo Oliveira Filho, que garantiu os recursos necessários, aprovados no mês de julho.
Logo em seguida, o processo licitatório para escolha da empresa responsável pelo Sistema de Abastecimento de Água de Moenda, foi publicado no Diário Oficial da Bahia. O gabinete do deputado Paulo Rangel foi informado, por telefone, pelo Sr. Ivan Maia. Vale salientar, que todo esse processo foi noticiado em veículos de comunicação da região.
O resgate do histórico de informações, a cerca da referida obra, se faz necessário para que a população de Presidente Tancredo Neves e, principalmente do distrito de Moenda, tome conhecimento dos fatos. Visto que, foi noticiado por um veículo de comunicação local, com título: “Mentira tem perna curta!”, que o deputado Paulo Rangel, juntamente com os vereadores Zé do Coite e Almir Rodrigues, havia faltado com a verdade.
É muito importante, portanto, para melhor entendimento da população, que sejam feitas algumas reflexões:
– Como é que o atual prefeito do município pode ter solicitado a referida obra se, em 2012, ele ainda nem prefeito era?
– Existe alguma foto do prefeito em reunião com o Secretário da SEDUR?
– Foi publicado algum ofício do prefeito solicitando a obra?
– Por que só agora, que a obra será executada, é que o prefeito resolve se manifestar a respeito?
Tudo o que está exposto aqui faz parte da agenda oficial da EMBASA, com seus respectivos representantes: o presidente Abelardo Oliveira e o assessor Ivan Maia. Contudo, não há necessidade de se fazer uso da mesma deselegância ao ponto de dizer, aqui, o que a maioria da população de Presidente Tancredo Neves pensa a respeito do atual prefeito. Até porque a justiça já está se encaminhando de fazê-lo
Isto posto, é totalmente compreensível a dificuldade do atual prefeito em conseguir investimentos para o município, já que ele tem usado todo o seu tempo para se defender perante a justiça.