Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Paulo Afonso será contemplada com certificação ABNT, ABETA e INMETRO para o Turismo de Aventura
No dia 19 de setembro, o Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa e da Diretoria de Serviços Turísticos – DST, realizou o 1º Encontro de Gestores Públicos e Empresários do Segmento Turismo de Aventura na Bahia. O evento ocorreu no CCB – Centro de Convenções da Bahia. A cidade de Paulo Afonso marcou presença no evento, através da Prefeitura Municipal, pelo Secretário de Turismo Jacques Fernandes e dos praticantes de Turismo de Aventura, Ana Paula Araújo e Dos Anjos (Corpo de Bombeiros). Na oportunidade, o Secretário de Turismo de Paulo Afonso,Jacques Fernandes, apresentou parte da proposta municipal e ratificou a inclusão de Paulo Afonso no programa.
O objetivo central do encontro foi mostrar o panorama atual de cidades que já desenvolvem o Turismo de Aventura, e as mais diversas potencialidades que podem e devem ser ampliadas. Estiveram presentes no encontro, a convite da Bahiatursa, as cidades baianas que exploram potencialmente o Turismo de Aventura, como Ilhéus, Itacaré, Chapada Diamantina, Luis Eduardo Magalhães, Paulo Afonso entre outros.
O evento foi organizado para promover a criação de padrões de segurança e de qualidade para o ecoturismo e o turismo de aventura no estado e contou com a presença de representantes do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Na abertura do encontro, o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, disse que no turismo de aventura a qualificação quer dizer segurança. Segundo informou, o governo está desenvolvendo esforços nesse sentido, porque na Bahia existem 180 empresas que fazem receptivo desse segmento.
Um dos grandes empecilhos da certificação de empresas para o esporte de aventuras é o alto custo das certificação. A proposta será selecionar, através de parcerias, empresas e municípios para que o Governo do Estado qualifique e arque com os custos desta certificação, dando um impulso fundamental na qualificação desta atividade na Bahia.
Para esta ação, as cidades terão que estar alinhadas com o Projeto, e apresentar a proposta piloto municipal para a prática e desenvolvimento do Turismo de Aventura.
Na avaliação do secretário, Jacques Fernandes, “o que fica de mais positivo é a determinação e a disposição do estado em alimentar a vontade para que possamos atuar com padrão internacional”. Para o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, hoje, no Brasil, existe poucas empresas com certificação. “Isso só é feito construindo essa sinergia com os parceiros da iniciativa privada e da administração pública”.
Com informações e foto, da Secretaria Municipal de Turismo