No mundo, 1 em cada 8 pessoas passa fome

 No mundo, 1 em cada 8 pessoas passa fome

Uma em cada oito pessoas sofre de fome crônica no mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora reconheça que houve uma melhoria nos últimos anos, a ONU pede esforços adicionais e imediatos para alcançar o primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio.

A entidade estima que, entre 2011 e 2013, existiam 842 milhões de pessoas subnutridas no mundo, 26 milhões a menos que os 868 milhões, em 2010 a 2012.fome no mundo

A grande maioria dos que sofrem de fome crônica – não têm alimentos suficientes para uma vida saudável e ativa – está nos países em desenvolvimento. Mas 15,7 milhões vivem em países desenvolvidos.

No relatório O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo, três agências das Nações Unidas – o Programa Alimentar Mundial (PAM), a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Ifad) – alertam serem necessários mais esforços para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Segundo o objetivo número 1, que visa a erradicar a pobreza extrema e a fome, o mundo comprometeu-se a reduzir à metade, entre 1990 e 2015, a proporção de pessoas que sofre de fome.

“A dois anos do prazo, 38 países alcançaram a meta. Esses sucessos mostram que, com compromisso político, instituições eficazes, boas políticas, uma abordagem abrangente e níveis adequados de investimento, podemos vencer a luta contra a fome”, destacam as três agências.

fome no mundo 1O total de pessoas com fome crônica caiu 17% desde 1990-1992. Se a taxa anual de declínio se mantiver até 2015, a prevalência da subnutrição poderá ficar perto dos objetivos definidos pela ONU em 2000. Mas alcançá-los “vai requerer esforços adicionais consideráveis e imediatos”, concluem as agências.

Fonte: Monitor Mercantil

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *