Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Conferência Estadual da Educação discute melhorias para o setor
Mais de 1.600 pessoas, entre educadores, representantes indígenas e quilombolas e da sociedade civil, participaram da Conferência Estadual de Educação (Coeed), no Centro de Convenções da Costa do Sauípe, no litoral norte. O evento, iniciado na quarta-feira (9), foi encerrado pelo governador Jaques Wagner nesta sexta (11).
Durante a conferência, os participantes fizeram propostas voltadas à ampliação da alfabetização plena, até 8 anos de idade, o combate à evasão escolar, a extinção do analfabetismo, garantindo o letramento, além da educação profissional e superior. O principal objetivo é construir o novo Plano Nacional de Educação, que vai articular as políticas públicas do setor nos estados e municípios.
De acordo com Jaques Wagner, a Bahia avançou na qualidade do ensino público estadual nos últimos seis anos. “Estamos conseguindo atingir todos os indicadores e acredito que a Bahia foi o estado que mais reduziu o analfabetismo acima de 15 anos de idade. Houve um aumento de matrícula no ensino médio e nos cursos profissionalizantes. Além disso, investimos na qualificação e melhoria salarial dos professores”.
No evento, os delegados debateram sobre diversos temas como organização e regulação; educação e diversidade- justiça social, inclusão e direitos humanos; educação do campo, qualidade da educação – democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; o ensino superior e a articulação com a educação básica e valorização dos profissionais da educação – formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. Secom