Entrevista: Rui Costa explica como o estado vem combatendo a seca entre outras ações na região semiárida

 Entrevista: Rui Costa explica como o estado vem combatendo a seca entre outras ações na região semiárida

O sec. da Casa Civil da Bahia, Rui Costa esteve na sexta-feira,18 de outubro, em Paulo Afonso e ao participar do programa Primeira Hora, da RBN, falou sobre o Consórcio de Prefeitos Baianos cuja finalidade é uma ajuda mútua para amenizar os problemas dos municípios do semiárido baiano a um custo menor. Rui Costa explica como funciona o Consórcio, entre outros assuntos:

rui costa em paulo afonsoSec. Rui Costa – Nós reuniremos nesta sexta-feira, 18, em Paulo Afonso todos os prefeitos do território onde nós vamos entregar algumas ações de governo, entre essas ações um conjunto de máquinas que nós vamos entregar ao Consórcio de Prefeitos Baianos, que é a reunião dos prefeitos e tem o objetivo de fazer obras que ajudem a acumular águas. Me refiro, a realização de barragens subterrâneas, de barreiros e outros tipos de barragem, ou seja, outros tipos de tecnologia, todas elas com a finalidade de acumular água para que se possa viver melhor no semiárido e o agricultor ter mais renda para sustentar sua família.

Sec. Rui Costa – Até o ano passado o governo do estado tinha ações, cada secretária fazia suas ações sem fazer uma interlocução com a sua secretária para dar respostas mais rápidas à maior seca dos últimos 50 anos que assolou o Nordeste e a Bahia. Nós montamos um comitê, e esse comitê é a reunião de todos os órgãos: CERB – que é a responsável pelo abastecimento de água na Zona Rural, da EMBASA, CEAGRE, CAR, enfim todos os órgãos que tem relação com o semi-árido, com o estado da Bahia, nós nos reunimos todas as terças e lá nós deliberamos sobre o que vai ser feito, bem como avaliamos o que foi feito na última  semana.

O estado da Bahia passou momentos duros, difíceis, mas a resposta do poder público foi dada e nós tivemos ao longo desses meses muitas obras que foram inauguradas, posso citar aqui grandes obras como Adutora de Guamanbi, Catité, hoje essas regiões estão bebendo água porque nós trouxemos água do Rio São Francisco um investimento de mais de R$ 140 milhões de reais, a região de Irecê ganhou uma adutora de mais de R$ 190 milhões de reais vencendo uma altura de quase 200 vencendo uma diferença de quase 200m do Plator até o Rio São Francisco e hoje essa região também bebe água do Rio.

Além dessas grandes obras de adutoras estamos fazendo outras de menor porte, mais não menos importante, centenas de sistemas simplificados de abastecimento, colocamos como meta que todas as residências da área rural até 2014 terão um ponto de água confiável, ou estarão ligados a uma adutora ou uma cisterna, e por tanto, a pessoa terá água potável para beber. Então nossa meta está conseguindo êxito, nossos representantes, CAR, CODEVASF, SEDE realizam obras.

Sec. Rui Costa- Nossa meta é reduzir ao máximo a dependência de carros-pipas incluindo extensão de redes de adutoras, vamos reforçar hoje com os prefeitos a nossa parceria porque nós queremos que os prefeitos da Bahia nos ajudem nesse trabalho, como estão fazendo aqui.

Sec. Rui Costa- A nossa meta é ter infra-estrutura capaz de garantir ao homem e a mulher do campo para que ele possa garantir sua produção, seja agricultura ou criação de animais com garantia do abastecimento de água, bem como a garantia de segurança alimentar. Não é possível já que vivemos no semi-árido confiar apenas no período de chuva precisamos criar uma cultura que armazene água para o período da seca. Façamos aqui o exemplo de outros países que convivem com um clima ruim, mas que conseguem guarda alimentos para seus animais. Aqui próximo em Juazeiro nós estamos abrindo a Bio – fábrica e vamos produzir 1 milhão de mudas de palmas por mês, a muda pequena porque é mais fácil de cultivar para que o agricultor tenha sempre comida para os animais.

Sec. Rui Costa – Hoje[sexta-feira 18] nós vamos entregar um conjunto de máquina que o governo do estado comprou e nós estamos apoiando todos os consórcios que é uma associação que os prefeitos fizeram para poder ratear custos e coisas que eles precisam fazer, mas que para fazer sozinho fica muito caro. Nós queremos que essa reunião de prefeitos seja uma ferramenta importante para fazer mais pela Bahia. Hoje nós estamos entregando máquinas agrícolas que é fruto de emendas dos deputados Mário Negromonte (PP) e do deputado Josias Gomes (PT) além das ordens de serviços, portanto, são muitas ações que estamos realizando hoje e esperando que em breve essas ações estejam melhorando a vida do homem do campo.

Da RBNotícias

PANotícias

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *