Caro Mestre: “Professor Nery para Secretário”! por Aldson Miná

 Caro Mestre: “Professor Nery para Secretário”! por Aldson Miná

Se não o considerasse tanto, faria como esse tal de Thales aí, que com seu irônico e inoportuno comentário, seria o primeiro a empunhar a bandeira “Professor Nery para Secretário”! Mas como já o disse, o considero como pessoa e também por possuir uma das cabeças mais lúcidas de nossa querida PA, e detestaria abrir certo dia um desses sites locais e ver lá estampada uma nota confirmando sua indicação.

neri planta arvoreNão digo que o amigo não estivesse à altura do cargo. Muito pelo contrário, o cargo é que não lhe faria justiça. Infelizmente, é o que se nos oferece nossa conjuntura administrativa: ou se é competente, ou se é político. Não que não possam coexistir no mesmo homem (ou mulher, cito “homem” como humano, feministas!) o Político e o Competente. Há na história, embora raras, algumas dessas figuras.

O problema é que o Competente para por em prática sua competência dificilmente o fará sem que lhe seja exigido o famoso “jogo de cintura”, em outras palavras, se submeter à política rasteira e mesquinha. Muito diferente de sua homônima Política, essa arte milenar admirável. Daí a dificuldade de se prospectar Competentes em algum cargo de indicação política… Já o Político, quando se torna essa variação da espécie humana, por vocação ou por acidente de percurso, mesmo que carregue DNA do Competente, mais cedo ou mais tarde se livrará dele, em nome de um tal de “pragmatismo” ou de uma tal “governabilidade”. Daí pra frente, “competência” pra esses sujeitos passa a ser conseguir se manter no cargo e progredir na hierarquia do sistema.

Professor, eu o conheço. Não se venderia por pompas pueris, que tanto encantam figuras que bem conhecemos, que mal tocam no chão quando andam… Torço, porém, que uma daquelas figuras raras (Político e Competente ao mesmo tempo) pese sua sugestão com pragmatismo(!), e perceba que se escolher a pessoa certa, também ele, além da cidade e todos nós, sairá ganhando.

Aldson Miná

aldsonm@gmail.com

1 Comment

  • Caro Aldson:
    Não é à toa que você é irmão da grande professora Ana Miná. Eu a tenho em alta conta.Fui uma vez muito bem tratado por ela na época em que o poder era mesquino onde eu trabalhava. Eu lhe devo um favor mesmo. Ponto. Você também é brilhante nos seus comentários. Admiro o seu interesse pelo nosso desenvolvimento. Se todos que detêm cargos públicos fossem assim… Só lhe peço desculpa por ter demorado a postar este comentário. Sucesso para você e para suas irmãs. A propósito, não poderia assumir cargo na prefeitura porque voltei, há dois anos, ao meu emprego na Chesf. Foi por isso que publiquei o artigo, sabendo que poderia parecer que eu estava pleiteando o cargo para mim. Não estava. Um grande abraço.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *