Mais de 12 mil famílias baianas já possuem registro civil após mutirão

 Mais de 12 mil famílias baianas já possuem registro civil após mutirão

Os 56 Mutirões de Registro Civil realizados na capital e no interior do estado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por meio do Projeto Minha Certidão, beneficiaram mais de 12 mil famílias, com a emissão de segunda via ou registro da primeira via da certidão de nascimento. Uma delas foi a da catadora de material reciclável, Lúcia Gilcar Vasconcelos, 46 anos, residente de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).justica

No último dia 22, ela, suas quatro filhas e três netos receberam os registros civis no cartório do município. O processo de emissão, que durou cerca de 10 meses, foi iniciado após um dos mutirões. A certidão de nascimento é o documento que oficializa a existência do indivíduo e, por isso, funciona como a identidade formal do cidadão.

Agora, Lúcia e seus familiares poderão retirar outros documentos, como carteira de identidade, além de ter acesso aos benefícios governamentais, a exemplo do Programa Bolsa Família. Mais quatro membros da mesma família também serão beneficiadas com certidão de nascimento. “Uma pessoa sem documentos não existe, não é nada. Não poderia estar mais feliz”.

Certidão negativa

Segundo a coordenadora de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos da SJCDH, Fernanda Cruz, o processo de emissão do registro civil pode ser demorado, a depender do caso. Por isso, quem não possui o documento deve procurar a secretaria, por intermédio do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH).

“Após requisição do interessado, o órgão entra em contato com os cartórios, que funcionam nas cidades onde a pessoa nasceu ou já residiu para que seja emitida uma certidão negativa – documento que comprova a inexistência de registro civil”, explica Cruz.

Também são feitos contatos com o Instituto de Identificação Pedro Melo (IPM), para apurar se o indivíduo possui carteira de identidade, e com as maternidades existentes no local em que o solicitante nasceu para a emissão da Declaração de Nascido Vivo (DNV). A ação é importante a fim de evitar a emissão indevida do documento. Secom

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