Voo inaugural de Salvador para Paulo Afonso traz a bordo, o prefeito Anilton Bastos e o governador Jaques Wagner

 Voo inaugural de Salvador para Paulo Afonso traz a bordo, o prefeito Anilton Bastos e o governador Jaques Wagner

Mais uma linha aérea, agora entre Salvador e Paulo Afonso, atende baianos e turistas com três voos semanais. A nova rota da Azul Linhas Aéreas começou a funcionar nesta segunda-feira (16), com os voos 4976 (Salvador/Paulo Afonso) e 4205 (Paulo Afonso/Salvador) operados pela Azul Linhas Aéreas, com a aeronave modelo ATR-72, prefixo PP-PTO que pousou em Paulo Afonso às 13h40 com lotação de 62 lugares completa e com a presença do governador Jaques Wagner, o prefeito Anilton Bastos, o secretário de Estado da Casa Civil do Rui Costa, o secretário estadual de Turismo Domingos Leonelli, os deputados Josias Gomes, Paulo Rangel, Mário Negromonte e Mário Júnior; o gerente de relações institucionais da Azul Ronaldo da Silva Veras e vereadores.voo inaugural da azul_paulo afonso

As operações aprovadas pela Agencia Nacional de Aviação civil (Anac) serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, saindo da capital às 12h22 e chegando a Paulo Afonso às 13h40. No retorno, saem às 14h10 e chegam a Salvador às 15h35.

A nova rota foi viabilizada por um decreto assinado pelo governador, autorizando a redução da alíquota do ICMS no querosene de aviação para operações na malha aérea regional. De acordo com a legislação tributária vigente na Bahia, a alíquota para querosene de aviação, que é de 17%, pode ser reduzida na medida em que a companhia aérea amplia o número de voos e de municípios atendidos no estado.anilton no voo inaugural da azul_paulo afonso

O prefeito Anilton Bastos, um dos maiores lutadores por essa conquista, fez questão de estar presente no voo inaugural juntamente com o governador Jaques Wagner e comitiva. Ainda na sala de embarque do Aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, Anilton falou de sua emoção em compartilhar com o povo de Paulo Afonso esse momento, que segundo ele vai ficar na história do município.

“É um momento importante para todos os pauloafonsinos, e para mim não podia ser diferente. Esse sonho foi realizado com o esforço de muita gente, como o governador Jaques Wagner, o vice-governador Otto Alencar, que também nos ajudou bastante, o secretário de turismo Domingos Leonelli e sem esquecer a participação fundamental dos deputados Luiz de Deus, Josias Gomes e Paulo Rangel, que nos apoiaram todas as vezes que nos reunimos para tratar desse voo”, falou o prefeito.

wagner e anilton no aeroporto_ azulAo desembarcar em Paulo Afonso ao lado do prefeito Anilton Bastos, o governador Jaques Wagner  ressaltou que o voo da Azul é um presente de Natal para os pauloafonsinos.

“Esse é um presente de Natal que o povo de Paulo Afonso e da região está recebendo hoje, visto que além de aproximar a cidade da capital e de outras regiões, contribui para o incremento do turismo e ainda facilita a realização de negócios, o que certamente vai refletir na economia da cidade, que tem uma importância muito grande para a Bahia e para a região”, falou o governador.

Desenvolvimento regional

Segundo o governador, a nova rota é o resultado de mais de um ano de negociação com a empresa e também é mais uma ação para o desenvolvimento da região. “Aqui a gente dinamiza muito a economia da cidade. Espero poder trazer cada vez mais ações e continuar trabalhando para que outras regiões importantes recebam este mesmo benefício”.

Consumo de querosene compensa redução de alíquota

A Azul, devido à operação regular em seis municípios baianos, já tinha direito a uma alíquota reduzida para 14% que, com a inauguração do voo para Paulo Afonso, passa a ser de 12%. No acordo, a empresa também se compromete a aumentar as aquisições de querosene de aviação no estado, de forma a compensar a redução na alíquota.

Para o gerente de relações institucionais da Azul, Ronaldo Veras, a parceria com o Estado foi fundamental para se implantar a rota. “Nós tivemos uma facilidade muito grande dos órgãos do Estado para podermos realizar este sonho antigo. O mercado é interessante, Paulo Afonso é uma cidade que nós já estamos estudando há algum tempo. Os primeiros voos estão com uma ocupação muito boa, estamos à disposição para viabilizar novas rotas”.

Outros destinos

Com os novos voos, a capital baiana fica integrada com os principais destinos turísticos do estado. Desde 2009, somente a Azul/Trip passou a operar em seis destinos baianos: Vitória da Conquista, Ilhéus, Porto Seguro, Barreiras, Lençóis e agora Paulo Afonso.  Já a Passaredo, inseriu novos vôos para Barreiras e Valença. Juntos, os destinos beneficiados pelo Programa de Fortalecimento da Aviação Regional recebem 1,5 milhão turistas por ano.

Fortalecimento do turismo

O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, destaca a importância da operação. “Temos 5,2 milhões de baianos fazendo turismo pelo próprio estado, e uma grande necessidade de voos regionais, uma vez que a dimensão territorial da Bahia é muito grande.”

Leonelli afirmou que “a nova rota significa integrar a interiorizar o turismo, um compromisso assumido e cumprido pelo Governo do Estado”. Segundo ele, houve um trabalho em conjunto envolvendo as secretarias do Turismo, da Infraestrutura, da Fazenda, também da Infraero. “Com isso, nós fortalecemos o potencial turístico e empresarial de Paulo Afonso”.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *