Últimos vereadores acusados de cobrar propina da prefeitura em Caruaru são soltos

 Últimos vereadores acusados de cobrar propina da prefeitura em Caruaru são soltos

A Justiça determinou no final da tarde de quinta-feira (26) a soltura dos dois últimos vereadores de Caruaru que continuavam presos após a acusação de terem cobrado uma propina no valor de R$ 2 milhões da prefeitura de Caruaru. Dez dos vereadores do município foram presos na quarta-feira (18) em uma operação da Polícia Civil e encaminhados para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza. Uma semana depois, apenas Eduardo Cantareli e o Pastor Jadiel, ambos do Pros, continuavam presos. O desembargador Fausto Campos concedeu os habeas corpus. vereadores de caruaru

De acordo com a investigação da Policia Civil, os vereadores teriam chantageado a prefeitura para aprovar projetos favoráveis ao Executivo. O estopim teria sido a proposta para implantação de um sistema de Bus Rapid Transit (BRT) na cidade. Também faria parte do acordo a aprovação de um empréstimo no valor de R$ 250 milhões junto à Caixa Econômica Federal.

As investigações, entretanto, não apontam indícios de que o prefeito tenha pago o valor pedido. De acordo com  o prefeito José Queiroz (PDT), ele não chegou a negociar diretamente com os vereadores.

MPPE quer cassação dos dez vereadores

Os primeiros seis vereadores à serem soltos deixaram a prisão na terça-feira (24) e outros dois foram liberados na quarta (25).

Após a prisão preventiva ter sido efetuada, a Câmara de Vereadores deu posse aos suplentes. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) quer que seja instaurado um processo para cassação dos acusados.

Foto: Erivaldo Marques/cortesia

jc3

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *