Secretário de Turismo diz que o edital da reforma e reativação da Prainha já foi autorizado

 Secretário de Turismo diz que o edital da reforma e reativação da Prainha já foi autorizado

A Chesf e a ANA precisam estar juntas nos projetos

Conforme entrevista do Secretario de Turismo Carlinhos de Tico o edital da reforma e reativação da Prainha já foi autorizado e que o Belvedere e o Capuchu devem ser revitalizados

O  Secretario interino de Turismo Carlinhos de Tico ao ser entrevistado na RBN, falou sobre conquistas importantes do governo Anilton Bastos enfatizando principalmente a parceria do gestor com o governo do estado. Entre outros assuntos, Carlinhos disse estar muito a vontade a frente da pasta de turismo e sem se preocupar se ficará definitivo na secretária ou temporariamente.

A Chesf e a ANA precisam estar juntas nos projetos
A Chesf e a ANA precisam estar juntas nos projetos

Principais trechos da entrevista abaixo:

RBN – Quais foram os principais projetos que melhoraram a vida da população com a participação do estado?

Sec. Carlinhos de Tico – Todas as ações do município são inerentes ao gestor, participar ir buscar, isso é uma característica do prefeito Anilton Bastos, ele está sempre disponível a viajar e buscar sempre o melhor para Paulo Afonso, inclusive passando por cima de pequenas coisas, que não fazem o crescimento de um povo, no dia 16 foi visto como as pessoas estavam felizes, do prefeito aos passageiros. Foi e é uma grande felicidade, de uma grande conquista, a retomada dos vôos de Paulo Afonso para os grandes centros. Isso vem sendo construído ao longo do tempo e é um avanço fantástico.

A disponibilidade do governador Jaques Wagner, em autorizar a redução da alíquota do querosene de aviação para a empresa Azul possibilitando assim a retomada dos vôos, a insistência permanente de prefeito, bem como a articulação política dos deputados Josias e Paulo Rangel entre outros, também o lado empresarial, entre todas as conquistas que Anilton já teve essa foi sem dúvida uma que estampou uma alegria muito grande. Já se deslumbra a possibilidade de vôos diários e até mais de uma empresa.

RBN – Diante da demanda há possibilidades de voos diários e até de outras empresas, o que demonstra que perdemos muito com esses anos de paralisação?

Sec. Carlinhos de Tico – Um único item dentro de uma cadeia de desenvolvimento influencia centenas: o vôo incentiva desde o mercado turístico, de negócio, de trabalho e até da saúde. Por exemplo, a UNIFASV, porque isso era uma cobrança, não podemos jamais imaginar perder nossos voos, pois temos tantas necessidades, precisamos nos deslocar. Hoje mesmo as BRs não faltam engarrafamentos, também por conta do crescimento econômico e como a infraestrutura não acompanha, isso influencia até no PIB.

RBN – Esse foi o último momento, mas em relações aos outros, quais você poderia pontuar como positivos para administração municipal em 2013?

Sec. Carlinhos de Tico- Eu até brinco que não é o 13 do PT, mas nós ganhamos muito: voos, o SAC que está quase pronto, a UNIVASF com o curso de medicina, a recuperação da BA-210, entre o BTN e o aeroporto, praça do Carlina, as 240 casas na Seriema, casas na Vila Moxotó, no BTN que somadas são mais de 600 novas moradias, poços artesianos, PSF recuperados, UTI que será realidade, UPA que está vindo a Paulo Afonso, maquinários, Academia de Saúde e obra com recursos próprios como o colégio João Bosco que custará R$ 5 milhões de reais e vem muito mais por aí, e o edital da reforma e reativação da Prainha já está solta aí na praça. A prioridade máxima para Anilton é mesmo a UNIFASV.

RBN – O último secretário de turismo ficou 8, 9 meses mais empreendeu muitos projetos, como é está na secretária de forma interina e se isso pode se efetivar?sede da setur

Sec. Carlinhos de Tico- Eu fui convidado pelo prefeito um dia após a saída do Jacques Fernando, eu nem sabia que ele estava se ausentando – por motivos pessoais, como ele deixou uma secretaria estruturada, temos que no mínino continuar o que vinha sendo feito de bom, mas também ampliar. Conversando com um arquiteto ele me disse que passaria um mapa com 26 áreas de Paulo Afonso com potencialidade turística. Estou interinamente, mais é uma área que motiva por tudo que ainda se pode fazer pela cidade.

RBN – Você já é um articulador então é um bom ponto para trabalhar?

Sec. Carlinhos de Tico- Vou procurar realizar e ampliar os serviços que eu encontrei lá, mas enxergo a Secretaria de Turismo articulada com outras ou não se anda, a gente precisa interagir porque não somos donos da verdade, no momento em que se propõe uma ideia temos que ter a capacidade de melhorar, por exemplo, os taxistas precisam cumprir a lei municipal, aquele que não cumprir precisa ter o alvará caçado. Mas eu quero dizer que estou à vontade, procurando trabalhar sem me preocupar de será definitivo ou não. A área de turismo tem um leque muito grande de opções.

RBN – Tem algum projeto mais evidente para 2014?

Sec. Carlinhos de Tico- Revitalizar e tomar o Belvedere e o Capuchu como um complexo, porque é um lugar maravilhoso, e eu acho que poderia tirar principalmente aquelas pessoas que cuidam da alimentação do improviso, que elas possam desfrutar de uma área de alimentação, nós vamos buscar apoio; claro que a Chesf e a ANA (Agências Nacional de Águas) precisam estar juntas, mas é uma grande possibilidade.

Com RBNotícia/ Ivone Lima

0 Comment

  • Que maravilha de trabalho esta desenvolvendo o secretario interino de turismo Carlinhos deTico,com uma visao ampla nos desiguinios do no nosso pontencial turistico somos referencia,apenas precisamos de aperfeicoamento por que e do turismo que o turista busca bons frutos para a nossa cidade que sempre sera uma das bonitas do sertao da bahia.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *