Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Governador e Marta Suplicy abandonam cortejo e seguem direto à Colina Sagrada
Este ano, a tradicional Lavagem do Bonfim trouxe novidades para a Bahia. A primeira foi a entrega do Título de Patrimônio Imaterial Nacional, realizada na quarta-feira (15), na igreja do Senhor do Bonfim. A segunda foi o anúncio feito pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, na manhã desta quinta-feira (16), que garantiu a reforma da igreja da Conceição da Praia, no Comércio, além de restauração de mais de R$ 200 milhões no patrimônio histórico cultural da Bahia.
Pela primeira vez na Lavagem do Bonfim, a ministra disse que estava com grande expectativa para ver a Festa que até então só conhecia pela televisão.
Para o governador Jaques Wagner, as novidades acrescentam valor para esta famosa manifestação popular. “A Lavagem do Bonfim é uma festa tradicional da Bahia, e o título de Patrimônio Imaterial Nacional valoriza ainda mais essa tradição”, afirma.
Além do governador Jaques Wagner, o vice governador, Otto Alencar, a ministra da cultura, Marta Suplicy, e o prefeito ACM Neto também participaram do culto ecumênico realizado na frente da igreja da Conceição da Praia, e, por volta das 9h, seguiram com o cortejo que percorre 8 km, até a Colina Sagrada.
Governador e Marta Suplicy abandonam cortejo e seguem direto à Colina Sagrada
O governador Jaques Wagner surpreendeu a todos durante o cortejo da Lavagem do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (16), quando abandonou a caminhada, na altura do Mercado Modelo – início do trajeto –, pegou o carro oficial e deixou o desfile. Ele levou consigo a ministra do Turismo Marta Suplicy, debutante na festa. Apesar de haver muito tumulto no entorno da comitiva estadual, a assessoria do chefe do Executivo baiano informou ao Bahia Notícias que “já estava na programação” que ele fosse direto à Colina Sagrada para mostrar à ministra as manifestações de fé na Igreja do Bonfim. Está na agenda ainda um almoço entre Wagner e Marta. O candidato do PT à sucessão e chefe da Casa Civil, Rui Costa, seguiu a pé no percurso de 8km.
Foto: Manu Dias/GOVBA