Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Ações de saúde, segurança e abastecimento beneficiam o oeste baiano
Um Centro Integrado de Comunicação (Cicom), um Laboratório Municipal de Referência Regional e 20 máquinas retroescavadeiras, para a construção de aguadas em municípios situados no semiárido, foram entregues nesta sexta-feira (17), pelo governador Jaques Wagner, em Ibotirama, no oeste da Bahia. As ações melhoram a segurança, a saúde e o abastecimento para quase 400 mil pessoas.
O Cicom, primeira entrega do dia, já está atendendo aos moradores de 17 municípios da região. O centro conta equipe de 28 servidores e 17 atendentes, que trabalham com os mais modernos equipamentos de monitoramento de segurança, a exemplo de câmeras e computadores de última geração. Agora, para solicitar ação do Corpo de Bombeiros ou das polícias Civil ou Militar, basta discar o número 190 a qualquer hora do dia ou da noite.
Rapidez e eficiência
“A partir desta central, todos os policiais de 17 municípios da região vão poder se comunicar e melhorar a ação no combate aos criminosos. Igual a este, estou instalando 22 em todo o estado e teremos uma grande central em Salvador, orientando as ações de segurança pública na Bahia. Assim, ganhamos qualidade, rapidez e eficiência na batalha contra o crime”, destacou o governador.
De acordo com ele, o município terá também, em parceria com o Estado, o mercado municipal completamente remodelado, um tomógrafo e dez leitos de UTI, no hospital regional. “A gente vai poder dar mais esta segurança para esta população do oeste baiano”.
Laboratório
A segunda inauguração do dia foi do Laboratório Municipal de Referência Regional, o 12º entregue desde 2007 na Bahia, que até então contava com apenas um, em Salvador. A unidade, que dispõe de equipamentos de última geração, está instalada junto ao Hospital Regional de Ibotirama.
Agora, a população de nove municípios do oeste não precisa mais ir à capital ou a Bom Jesus da Lapa para fazer um dos 81 procedimentos de saúde pública e exames para detecção de doenças como Aids, hepatites e hanseníase, que passam a ser realizados na unidade.
De acordo com o secretário da Saúde, Jorge Solla, “com o laboratório central, é possível fazer o tratamento de forma mais adequada e mais rapidamente, facilitando também as medidas de controle e bloqueio da disseminação de doenças, com identificação mais precisa do agente infeccioso”.
Retroescavadeiras
Completando as ações no oeste baiano, as 20 máquinas retroescavadeiras entregues às prefeituras da região, que está situada no semiárido, foram compradas em parceria com o governo federal e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os equipamentos serão utilizados principalmente na construção de barragens subterrâneas.
O secretário da Casa Civil, Rui Costa, disse que as máquinas fazem parte de um plano de convivência com o semiárido. “O objetivo é construir cinco mil barragens subterrâneas para a produção nesta região onde chove pouco e, por isso, é necessário acumular água”.
Para o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, as máquinas vão resolver um problema grave na região. “Vamos utilizar as retroescavadeiras para construir várias aguadas subterrâneas, importantes para captar e reservar a água da chuva que será consumida nos períodos mais prolongados de seca”.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA/Secom