E a Secretaria de Turismo descobre a Serra do Umbuzeiro.

 E a Secretaria de Turismo descobre a Serra do Umbuzeiro.

Na terça-feira, lemos nos sites que haverá, em breve, novas comodidades para o visitante da Serra do Umbuzeiro. Em artigo passado, escrevi que a gente passa, vindo de Salvador, é atraído e conquistado pela beleza da Serra, tem vontade de virar à direita, subir e se deliciar. É uma delícia subir a Serra do Umbuzeiro, dizem os que já subiram. Nós que já passamos dos trinta queremos também subir, mas nos assustamos com a falta de condições: trilha confiável, segurança, sanitários, etc.

Lemos sobre o início da luta que Carlinhos de Tico, o novo secretário de turismo, se dispõe enfrentar. Será uma luta, Carlinhos, que, sem o apoio seguro do prefeito, você não vencerá. O prefeito Anilton deve ter visão e interesse nisso que você acaba de anunciar. Você encontrará pela frente os dizedores de não , os nulos ativos e um punhado de  entusiastas do turismo em Paulo Afonso. Anilton deve entender que o barco é o capitão e que o poder que o povo lhe conferiu deve ser exercido com assertividade. Um murrinho na mesa de vez em quando não faz mal a ninguém. Faz bem à cidade.

No Belvedere, mais para cá, as coisas vão bem. Há por perto um restaurante paradisíaco. Com mais um pouquinho de tempero na comida, as coisas chegariam mais perto do celestial. O leitor vai concordar comigo que há coisas que poderíamos comparar com o deleite do céu; apenas uma pequena ideia do céu: um bom samba dos mestres dos morros do Rio de Janeiro, uma boa e relaxada partida de futebol, música clássica, um bom papo de quem sabe conversar leve; uma boa quiabada.

Alguém está organizando as atividades no Belvedere, principalmente nos domingos à tarde. O visitante encontra lazer, sombra, água de coco, conexão para a internet, velociclos para passeio em família. Vale a pena conferir. Como sugestão, poderia haver uma Van circulando entre o centro da cidade e o Belvedere nos domingos à tarde. Quem não dispõe de veículo próprio agradece. Se o orçamento não permite a responsabilidade total da prefeitura, que pelo menos haja algum tipo de subsídio para algum empresário. O fato é que o Belvedere agora oferece condições de lazer para o cidadão.

O que foi dito em relação à Serra do Umbuzeiro poderia ser dito em relação à serra logo em frente à cidade de Glória. Deve ser um bálsamo subir lá, sair um pouco do chão, estar mais perto do céu, sentir o frio das nuvens que quase nunca despencam sobre nós em forma de chuva!

Tudo isso é bom para nós. Bom também para os turistas. Fica melhor quando consideramos que eles vêm e deixam divisas preciosas para a cidade.nery

Por Francisco Nery Júnior

2 Comments

  • Caro professor nery, há tempos nos reunimos para criar uma comissão de estudos sobre como transformar a serra do umbuzeiro e outras demais da região em unidade de conservação de uso sustentável, esse estudo está avançando a cada dia, e com essas visitas embasa-se a necessidade e do grupo de estudos ambientais temos o professor Heri Salvador, o professor Silvano Wanderley, A Karin do CMMA tb.

  • meu caro professor nery, veja, há muito estamos trabalhando no sentido de transformar alguns patrimônios ambientais em unidades de conservação, e isso é realidade, a secretaria já tem o pleno conhecimento dos seus ativos, mas tudo passa por um processo, então já sabemos faz tempo de nossas riquezas que iremos em breve explorar de forma responsável e sustentável

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *