Dia mundial da Àgua: Consciência Coletiva

 Dia mundial da Àgua: Consciência Coletiva

Comemoramos anualmente o dia 22 de Março, com a celebração do maior e precioso líquido vital a permanência de todos os seres do planeta terra, mas que em alguns locais já agoniza e sinaliza a sua falta, que é a ÁGUA. Este artigo visa alertar as populações e os governos para a uma urgente mudança do seu uso racional e da real necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

Moramos numa região de grande quantidade de água doce, mas que em alguns locais da bacia hidrográfica do São Francisco há a presença de metais nocivos á saúde humana, pouca incidência de peixes, perda de volume de água, assoreamento e falta de qualidade do próprio líquido.

Sem contar com as descargas de dejetos humanos, hospitalar e industrial, nas cidades que margeam o Velho Chico.

O Brasil detém cerca de 25% de toda água doce do planeta, mas já há locais que nunca imaginaríamos que teria falta ou racionamento, a exemplo de São Paulo, os noticiários deram o alerta e publicaram este fato, onde faltou por parte das instituições de saneamento e meio ambiente alerta e um processo de educação hídrica em toda a população prejudicada.

Faltou planejamento e acima de tudo CONSCIÊNCIA COLETIVA, para que essas situações não estivessem no dia dia dos cidadãos, onde a explosão da urbanização na última década, não acompanhou as demandas de suprimento dos reservatórios e por fim a falta de politicas educacionais sobre o uso racional da água.

Sabemos que a falta de uma gestão dos recursos de água e seu uso aleatório tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

Aqui na região faz-se necessário de programas de uso da água de forma sustentável e consciente, enquanto o Velho Chico tiver estiver presente…silvano

Por Silvano Wanderley

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *