Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Servidor estadual: Reajuste de 5,91% desagradou os sindicatos, que ameaçam parar
Foi publicado sexta-feira 21, no Diário Oficial do Estado, o decreto que determina o reajuste linear dos servidores estaduais baianos. O reajuste será de 5,91%, escalonado em duas etapas: 2% retroativos a janeiro e o restante a partir de setembro.
Segundo o deputado Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia, o pedido de urgência na votação será feito na sessão de terça-feira. “Se for aprovado, votamos na outra terça (1º)”, previu. Por conta das eleições deste ano, o prazo para o reajuste ser votado é até o dia 8. Se tudo ocorrer como previsto, o reajuste entra no contracheque do mês de abril, que será pago em maio. Veja abaixo como vai ficar o salário de algumas categorias profissionais. Se o seu cargo não estiver listado, você pode conferir a lista completa clicando aqui (ao clicar neste link, vai aparecer a edição do dia, ou seja, deste sábado. É preciso mudar a data para o dia 21, clicar em “Legislativo”, à esquerda da tela, e depois em “visualizar todos os atos publicados”. As tabelas começam na página 37).
Paralisação
Mas se depender dos sindicatos, o reajuste não vai ser aprovado facilmente. Eles se reúnem nesta segunda-feira, às 14h, para acertar os detalhes de uma assembleia no próximo dia 28, sexta-feira. “Já está tudo certo para uma paralisação nesse dia”, avisou a coordenadora da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes.
Segundo ela, a categoria está “indignada com a postura do governador de ter enviado o projeto à Assembleia sem a anuência dos sindicatos”. “Ele resolveu repetir o mesmo erro do ano passado. O governo nos deve 1,5% além da inflação, que ficou de resíduo do ano passado. E não vamos aceitar que o reajuste seja escalonado”, reivindicou. O deputado Zé Neto prometeu dialogar com os sindicatos. Correio