Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Passageiros viajam com receio após incidente no Aeroporto de Aracaju
Na quarta-feira (14), piloto precisou frear bruscamente para evitar colisão. Comandante avisou que aeronaves iriam se chocar em 20 segundos.
Passageiros embarcaram com medo na quinta-feira (15) no Aeroporto Santa Maria em Aracaju (SE). Eles questionam a segurança nos pousos e decolagens no local, desconfiança surgiu um dia após um avião da companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras quase ter colidido com um helicóptero. Na ocasião, o piloto do voo que saiu de Campinas (SP) com destino a Maceió e escala em Aracaju, precisou interromper a decolagem na capital sergipana ao perceber que outra aeronave estava na mesma rota.
“Eu morro de medo, mas a gente tem que voar e viajar. Tem que confiar”, afirma a representante comercial Taís Paranhas. No vídeo feito por um dos passageiros na hora da partida, é possível ouvir o piloto avisando as pessoas do voo 4101 sobre uma possível batida frontal entre as aeronaves.
De acordo com o comandante, que precisou acionar os freios de emergência, os aviões iriam se chocar em apenas 20 segundos. “Eles falam que existe muita segurança, mas toda segurança é falha”, pondera o operador de manutenção Marcelo Alves.
“Se ele optou por abortar a decolagem em virtude de algum tráfego que apontou no sistema que ele tem a bordo, parabéns para o piloto. Ele pode ter evitado uma tragédia como também poderia não haver nada. Na dúvida era melhor parar”, analisa o também piloto, Gênisson Ribeiro, que tem 35 anos de experiência. O caso vai ser investigado pela Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). Do G1 SE