Projeto Superação – 20º Batalhão tem o propósito de realizar um trabalho de responsabilidade social

 Projeto Superação – 20º Batalhão tem o propósito de realizar um trabalho de responsabilidade social

Membros da ABAE ministraram mais um treinamento para a equipe do Projeto Superação. Desta vez  aconteceu na Sede do 20º Batalhão. A Srª Maria Cristina – presidente e Verena Mascarenhas –fisioterapeuta, que compõe a equipe da ABAE permaneceram no Batalhão até o dia 16/05/2014.pm  projeto superacao treinamentopm  projeto superacao treinamento1

TC PM Josemar apresenta o SUPERAÇÃOpm  projeto superacao apresentacao

No dia 17 de março o TC PM Josemar reuniu na sala do Comando do 20º BPM, sua equipe multidisciplinar para apresentar o seu novo projeto, o SUPERAÇÃO. Participaram da reunião os cavalarianos: Sd Edvânio e Edvaldo, as psicólogas Aldenora Sá, as psicopedagogas Ana Paula e Geruza, o Sd PM Ropiário –músico, a Sd PM Lucicleide – interprete em Libras.

O Cmt do Btl iniciou a reunião discorrendo sobre a importância de reconhecermos nosso valor enquanto pessoa, enquanto profissional. Pontuou o motivo pelo qual o levou a escrever o projeto, enfatizando sobre a doença da sua esposa a qual foi acometida de um câncer e hoje possui uma limitação, ou seja, possui mobilidade reduzida. Que a realização do Projeto era justificada considerando a inclusão social como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais pessoas com necessidades especiais, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. Que a partir deste preceito o 20º Batalhão tem o propósito de realizar um trabalho de responsabilidade social que seja transformador e que envolva todos os aspectos que convergem para essa inclusão. Que não poderia deixar de fazer referencia neste projeto a sua esposa Luciana Souto Avena Pereira Pinto, que muito o inspirou na construção desse tema, pois apesar da doença nuca perdeu a Fé na certeza da cura e realmente conseguiu, pois perfazem mais de cinco anos e a doença não mais existe, isso me faz lembrar o apóstolo Paulo que profetizou no livro da bíblia “combati um bom combate, mas não perdi a Fé”.

Tudo isso se resume a uma só palavra: SUPERACAO!!!. Que o público alvo seria pessoas com Necessidades Educacionais Especiais: cegos, surdos, pessoas com paralisia cerebral, autistas, síndrome de Down, pacientes com deficiência física e intelectual, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação; Que a princípio serão atendidas as famílias das PNEE e dos policiais militares; Que procurará parceiros para a realização do projeto: as Prefeituras municipais que compreendem a área do 20º BPM, as Secretarias Municipais de Educação que compreendem a área de atuação do 20º BPM, as Secretarias Municipais de Saúde que compreendem a área do 20º BPM, as Secretarias Municipais de Cultura que compreendem a área de atuação do 20º BPM, as Escolas públicas e privadas que compreende a área de atuação do 20º BPM, as Igrejas, os Centros de Referencia de Assistência Social (CRAS) e a APAE; Que o período previsto para inicio seria o mês de abril e com término previsto para o mês de Dezembro de 2014; Que o intuito do projeto é desenvolver as seguintes atividades:pm  projeto superacao 15pm  projeto superacao 14pm  projeto superacao 16

1- Equoterapia para as pessoas que precisam de reabilitação física;

2- Criação da banda de música especial;

3- Atividades pedagógicas a partir do AEE – Atendimento Educacional Especializado;

4- Capacitações de Libras para o efetivo militar

5- Policial Mirim.

Após feitas todas as menções referentes ao projeto abriu espaço para que os participantes pudessem opinar a respeito da ideia. A Srª Aldenora fez uso da palavra a princípio elogiando a atitude do Comandante e falando sobre a importância do projeto para Paulo Afonso e região, pois a cidade e região não dispõem dessa atividade e que auxilia no desenvolvimento motor de tantas pessoas (equoterapia). A Sd Lucicleide sugeriu uma visita a APAE para além de selar parceria poder ter o primeiro contato com pessoas que possam a vir fazer parte do processo de organização das equipes que ministraram os trabalhos durante o decorrer do projeto; o TC PM Josemar atendeu a sugestão estabelecendo o dia posterior ao encontro, ou seja, 18 de março (terça-feira), às 15h para juntamente com a equipe realizar a visita proposta, direcionou fala aos demais participantes onde foram sugeridos que outros profissionais da área de saúde fossem procurados a fim de fazer parte do projeto – como voluntários.

http://20bpmba.blogspot.com.br/

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *