Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Univasf e Canal Futura ampliam parceria com ações junto à Proex
O intercâmbio entre projetos do Canal Futura e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) inaugura uma nova fase do convênio firmado em março passado, ampliando as possibilidades de cooperação entre as duas instituições. A parceria que já inclui a TV Caatinga, emissora educativa em fase de implantação pela Univasf, vai ampliar o seu alcance através da Pró-reitoria de Extensão (Proex). As ações foram discutidas em recente encontro da equipe do Núcleo de Relacionamento com Universidades do Canal Futura e a pró-reitora de Extensão da Univasf, professora Lucia Marisy. O Futura esteve representado por Acácio Jacinto, Ana Paula Brandão, Henrique Fonseca e Cintia Sarinho. A reunião também contou com a participação do coordenador técnico da TV Caatinga, Jaldo Lopes.
Nesta perspectiva, a porta de entrada será o projeto Maleta Futura, um trabalho de mobilização comunitária que utiliza recursos audiovisuais e outras ferramentas de comunicação para a discussão de temas com impacto social. Nesta edição, o projeto traz como destaque o título ‘Por que Pobreza? Educação e desigualdade’. O conteúdo que é disponibilizado pela TV abrange um acervo em suportes físicos, constituindo-se de publicações impressas, como cadernos de atividades e livros; vídeos em DVD com programas sobre o assunto, entre outros que integram a coletânea. Conforme Ana Paula Brandão, o material que compõe o projeto é doado à universidade.
Cada tema permanece ativo por um período de dois anos, e neste percurso as novas experiências que se somam são agregadas aos conteúdos já existentes, segundo as especificidades das iniciativas, priorizando a diversidade cultural e os regionalismos. A proposta é que as atividades sejam desenvolvidas nas comunidades e em projetos onde a Univasf já atua, na região do semiárido nordestino. “É assim que se alimentam as parcerias, esse trabalho de coautoria faz parte do nosso DNA”, compara Henrique Fonseca.
O convite para integrar o projeto é feito para instituições de referência, mapeadas pelas equipes de Mobilização Comunitária do Futura que atualmente agrega 31 universidades, entre outras instituições. “O Maleta Futura é um projeto em que a gente dialoga com diferentes instituições para o uso organizado dos conteúdos do Futura. Ao se associar com instituições, universidades, a gente consegue capilaridade, que o projeto chegue aonde a gente não tem pernas e braços para chegar, e de uma forma autônoma, destaca Ana Paula Brandão.
A apresentação oficial do projeto está programada para o mês de agosto. Em novembro, também integrará a Semana de Extensão da Univasf. “Para a Proex esta parceria é um evento para ser comemorado, pois dará visibilidade ao que a Univasf vem fazendo junto às populações mais fragilizadas social e economicamente”, ressalta Lucia Marisy. Ela enfatiza as ações da universidade: “Outra temática importante são os nossos projetos de geração de trabalho e renda; a horta agroecológica; a fábrica de vassoura a partir do PET; a transformação do pescado ‘in natura’ em produtos semi-industrializados. São todos projetos que já estão em andamento e que serão socializados para que outras instituições e comunidades possam replicá-los”.
Klene Barreto de Aquino