Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Deam comemora os 7 anos de trabalho desenvolvido em Paulo Afonso
Organizações do poder público e da sociedade civil comemoraram os 7 anos de implantação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Paulo Afonso. A unidade faz parte das 15 existentes na Bahia, tornando-se referência na Bahia e no país pelo trabalho desenvolvido no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Em solenidade realizada nesta quinta-feira (24), na sede da unidade, que funciona na Rua Nelson Rodrigues do Nascimento, 90 – Bairro Panorama foram destacadas as ações empreendidas para o planejamento, os primeiros anos de atuação e a luta pela conquista do atual espaço. O evento contou com a presença do vice-prefeito do município Jugurta Nepomuceno Agra, do Major Santos da 1ª Companhia de Infantaria, Dr. Cícero da delegacia de Jeremoabo, Inspetor Algostinho da PRF, o Ten Cel PM Osival Moreira, o Bispo da Diocese de Paulo Afonso Dom Guido, de representantes da SEDES, da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, da CHESF, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Valda da Agendha, de delegados, policiais e outros servidores, além de convidados.
Ao fazer uma retrospectiva da trajetória da Deam, a delegada Dra. Mirela Santana, primeira titular da unidade, afirmou que o esforço e a sensibilidade da equipe foram fundamentais para os êxitos da Deam. A essência do espaço é a solidariedade e a compreensão. Esse é o nosso diferencial. Aqui se constrói a cidadania feminina.
A atual delegada titular da Deam Paulo Afonso, Dra. Lígia Nunes, ressaltou as ações executadas e das tarefas rotineiras, como as iniciativas de atendimento a mulher, ao adolescente e aos portadores de necessidades especiais. A delegada agradeceu o apoio da Secretaria de Segurança Pública, da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, da CHESF, do 20º BPM, a polícia Civil, RAMPA – Rede de Atendimento à mulher de Paulo Afonso, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, dos policiais e servidores e de toda a equipe da Deam, para a atuação da Delegacia.
Também fez parte das comemorações dos 7 anos da Deam, o lançamento do Boletim DEAM, periódico que vai abordar de forma acessível à população, matérias relacionadas às FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA VULNERÁVEIS (mulheres, crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais). Além do periódico, também foi apresentado o PROJETO GABRIELA da DEAM, com o objetiva levar a discussão para as escolas principalmente sobre desigualdade de gêneros e necessidade de leis para proteção dos vulneráveis, como o Maria da Penha, o estatuto da Criança e do adolescente e o estatuto do Idoso.
A Deam Paulo Afonso funciona das 8hs às 18hs de segunda a sexta-feira. E o telefone para informações ou denuncias é: (75) 3282 5362.